Projeto: Alimentação como fonte de saúde

Proposta de Projeto
Alimentação como fonte de saúde
Algumas das questões essenciais dessa atividade
Qual a influência da alimentação na manutenção da saúde?
Qual a contribuição de uma alimentação saudável para o desenvolvimento humano?
Que alimentos são adequados na prevenção de doenças?
Que reações ocorrem no nosso organismo durante a ingestão dos alimentos?
Como se deu a evolução do processo da conservação dos alimentos?
Quais os cuidados que devemos ter na higienização e conservação dos alimentos?
Quais os benefícios e malefícios da Química nos alimentos?
Quais os perigos para a saúde de uma alimentação inadequada?
Como o tipo de alimentação ingerida influencia no trabalho a ser executado?
Qual a quantidade calórica suficiente para uma alimentação adequada durante um dia?
Qual a quantidade calórica de nutrientes presentes em um prato pré-estabelecido?
Como planejar um cardápio nutritivo para um dia?

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Biologia, Física, Química, Informática
Público Alvo: Ensino Fundamental - 5ª ano
Professora Regente: Vânia Maria Barbosa
Professora STE: Cristiene Alves dos Santos França

Descrição: Refletir a partir da própria alimentação as funções biológicas e sua relação com o metabolismo do corpo, trabalhando a habilidade de pesquisa, construindo tabelas, interpretando gráficos, tendo como referência os conteúdos abordados no projeto e sites pré-selecionados pelo professor, tendo o trabalho em grupo como fator importante para a interação dos participantes.

Objetivos: Expectativas de Aprendizagem
Conhecer melhor as frutas, verduras e legumes típicos da região, percebendo a importância e necessidade nutricional para a nossa saúde física e mental.
Conhecer frutas, verduras e legumes preferidos dos colegas.
Conhecer e adotar hábitos alimentares saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à saúde.
Compreender a importância da alimentação para a manutenção da saúde.
Entender a importância da boa mastigação no processo digestivo
Conhecer a diversidade de alimentos e adotar hábitos alimentares saudáveis.
Descobrir como se deu o processo de evolução da conservação dos alimentos e sua importância.
Identificar alimentos perigosos para a saúde á partir de uma alimentação inadequada e prevenir doenças decorrentes destes alimentos.
Saber balancear os nutrientes de uma alimentação saudável.
Reconhecer que o tipo de alimentação influencia diretamente no trabalho a ser executado.
Quantificar o valor calórico de nutrientes presentes em um prato pré-estabelecido.
Planejar um cardápio nutritivo para um dia.
Incentivar os alunos a tornarem-se multiplicadores dos saberes apreendido.

Justificativas:
A alimentação adequada é um fator essencial no crescimento e desenvolvimento, no desempenho de atividades cotidianas, na promoção e na recuperação da saúde. A alimentação inadequada apresenta-se como principal problema a ser enfrentado e, portanto, a pesquisa de alimentos ricos em nutrientes e a necessidade de se adotar um cardápio equilibrado e compatível com as possibilidades oferecidas pelas particularidades de cada realidade são formas acessíveis ao trabalho da escola no sentido de prevenir a desnutrição e as anemias. Por outro lado, a obesidade também é hoje um problema de saúde de grandes proporções, com elevada prevalência entre jovens de diferentes grupos sociais. O consumo excessivo de açúcar, especialmente entre as crianças, é destacado como um hábito alimentar a ser transformado, não se justificando o grau de consumo (em todo o país) por necessidades calóricas e sim por fatores culturais, o que causa prejuízos amplamente comprovados, particularmente à saúde bucal, contribuindo também para a obesidade precoce, uma vez que as anemias e a obesidade é um importante fator de risco para doenças degenerativas (como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares).

Conteúdos: Sistema digestivo (Biologia); Identificação dos alimentos disponíveis na comunidade e de seu valor nutricional;
Valorização da alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento,
Prevenção de doenças como a desnutrição, anemias ou cáries;
Pesquisa sobre as Doenças causadas pela má alimentação.
Noções gerais de higiene dos alimentos relativas a produção, transporte, conservação, preparo e consumo .

Procedimentos
Apresentar o conteúdo introdutório através de slides; ou vídeos num projetor seguido de uma discussão a cerca do tema;
Acessar o site de pesquisa associado pelos professores;
Elaborar tabela referente ao cardápio consumido em uma semana por cada um;
Construir gráfico a partir da tabela e socializar no grupo;
Emissão de um filme sobre segurança alimentar;
Apresentação de software de simulação que mostra o caminho percorrido pelo alimento no organismo, bem como suas reações em cada etapa;
Elaboração de situações problemas que envolvam a dinâmica da geração de energia no trabalho decorrente da alimentação;

Período: 01 (um) mês
Pré - requisitos:
Noções de informática básica, Conhecimento prévio do Sistema Digestivo, Noções de cinética, Estratégias de Aprendizagem Diferenciada, Integração das disciplinas envolvidas de modo interdisciplinar, trabalhos em grupos a partir de orientação dos professores, socialização de trabalhos desenvolvidos.

Recursos Necessários
Microcomputador, Internet, Máquina Fotográfica Digital, DVD Player, Datashow, Televisão
Apresentação Power Point /(Impress), Editor de texto(Word).

Avaliação
Levando em consideração as diferentes formas de pensar, de apreender conteúdos e de ver e sentir os elementos da realidade em que se está e reagir, a avaliação pretende respeitar essas diferenças e paralelamente ajudar o aluno a melhorar sob vários aspectos, sendo assim propõe-se algumas formas para contribuir no processo de aprendizagem por meio da avaliação, através de:
Elaboração de história em quadrinhos englobando o tema estudado.
Desenvolvimento de atividades a serem realizados em grupos.
Utilização da pesquisa como ponto de observação do interesse e envolvimento do grupo.
Socialização de aprendizado a partir de discussão sobre slides apresentados
Auto-avaliação.

Referência: Sites de Pesquisa
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0185/aberto/mt_87872.shtml
http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag6.htm
http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag7.htm
http://www.10emtudo.com.br/demo/biologia/conservacao_dos_alimentos/index_1.html.
http://virtual.epm.br/uati/seminarios/alimentacao_saudavel/guloseimas_saudaveis.htm
http://www.miniweb.com.br/Atualidade/INFO/5a_8a/alimentacao_7a
http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3873.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u13285.shtml
http://ruinuno.50megs.com/quimica.html
http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/esporte/composi_ab.html
http://nutrimail.vilabol.uol.com.br/aula01.htm
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/index2.asp
http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=801&idesp=1&ler=s
http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861EI2559,00.html
http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253727-EI2559,00.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3014
http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/de_bem_com_voce/dbcv_mastigar_certo.asp