PROJETO: AS REGIÕES DO BRASIL, SUAS CULTURAS E COSTUMES



ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SÍRIO BORGES

DIRETORA: MARIA LUCIENE DOS SANTOS
COORDENADORA: ADRIANA JORIS

PROFESSORAS:
ANDRÉIA NEGRINI
ALINE DOS SANTOS PEREIRA
CILENE PAES DE BARROS
DENILSON ALHER
FRANCILENE ALENCAR AMARAL
FRANCISCA ISABEL HOLZBACH
JAILSON CESÁRIO DA SILVA
LURDES DE FÁTIMA VIANA PRESTES
ROSENEIDE JUNG
SOLANGE TEREZINHA RORATO
ZULMIRA MIELO K. BONFADA









PROJETO: AS REGIÕES DO BRASIL, SUAS CULTURAS E COSTUMES




Projeto Educacional Interdisciplinar desenvolvido na Educação Infantil e Ensino Fundamental do Pré II ao 9° Ano no período matutino e vespertino envolvendo os professores das referidas séries.







RIO BRILHANTE – MS
JULHO A AGOSTO/ 2012





SUMÁRIO

1- JUSTIFICATIVA
2- OBJETIVOS
2.1- OBJETIVO GERAL
2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3- METODOLOGIAS
3.1- METODOLOGIA DA COORDENADORA ADRIANA
3.2-METODOLOGIA DE ARTE
3.3- METODOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE
3.4- METODOLOGIA DA REGIÃO NORTE
3.5- METODOLOGIA DA REGIÃO SUL
3.6- METODOLOGIA DA REGIÃO SUDESTE
3.7- METODOLOGIA DA REGIÃO NORTE
4- RECURSOS
5- CRONOGRAMAS
5.1- CRONOGRAMA DA COORDENADORA ADRIANA
5.2- CRONOGRAMA DA DE ARTE
5.3- CRONOGRAMA DA REGIÃO CENTRO-OESTE
5.4- CRONOGRAMA DA REGIÃO NORTE
5.5- CRONOGRAMA DA REGIÃO SUL
5.6- CRONOGRAMA DA REGIÃO SUDESTE
5.7- CRONOGRAMA DA REGIÃO NORDESTE
6- AVALIAÇÕES
6.1- AVALIAÇÃO DA COORDENADORA ADRIANA
6.2- AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE ARTE
6.3- AVALIAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE
6.4- AVALIAÇÃO DA REGIÃO NORTE
6.5- AVALIAÇÃO DA REGIÃO SUL
6.4- AVALIAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE
6.4- AVALIAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE
7- CONCLUSÃO
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9- ANEXOS


1 – JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Prefeito Sírio Borges está localizada no Centro da cidade, em um amplo espaço físico, atendendo alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental totalizando593 alunos.
Nossos alunos são oriundos dos bairros próximos e mais afastados da escola, de fazendas, assentamentos. É um grupo bastante heterogêneo, alguns alunos indígenas, o que propõe desafios na construção do processo ensino-aprendizagem.
A intenção deste projeto é fazer com que os alunos buscam a integração e valorização para com o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial, os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, assim para ter um bom êxito foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e cada grupo de professores ficara responsável por uma das regiões citadas.
Assim, trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo todas as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento da cultura popular entrelaçado a natureza lúdica como atividades: cantigas de rodas, lendas, parlendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato, personagens, costumes, cultura, crenças, enfim o folclore em geral, que aumentam e fazem evoluir as possibilidades com o corpo, pois de acordo Vygotsky:
“O brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como novas formas de construir relações com outros sujeitos, criança e adultos”. (ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS,2007, p.35).

Porquanto o conhecimento é fruto de um intenso trabalho de significação, onde os conhecimentos prévios ou coleta de dados/hipóteses se constituirá fundamento das ações de trabalho. Trabalhar com projetos na visão de Oliveira (2002, p.242) confirma:
“O projeto didático pode possibilitar às crianças diferenciar suas próprias experiências das de outras pessoas, pensar o presente e o passado, o sentido do tempo e do espaço como uma construção histórica organizada socialmente para atender necessidades criadas nas comunidades e trabalhar o tempo como um ato de liberação do presente, considerando as diferentes temporalidades existentes no cotidiano.

Diante deste aspecto as situações pedagógicas serão intencionais, orientadas pelos professores a fim de que os alunos compartilhem suas descobertas e experiências, comuniquem e atribuam sentidos as sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios.
Segundo a carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo preservado pela tradição popular ou pela imitação”.
Partindo deste conhecimento podemos dizer que o Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo que vive. Conhecendo o Folclore do país, podemos compreender o seu povo e assim poderemos conhecer ao mesmo tempo parte de sua história. Mas para que um determinado costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por várias pessoas e tenha origem anônima.
Segundo o Dicionário Aurélio Folclore é o conjunto de tradições de um povo, é o “saber popular”, composto de ideias, crenças e costumes. O folclore é transmitido de geração a geração, através de contos, provérbios, canções, cerimônias, lendas, superstições, danças, culinária, etc.
Os conteúdos normais, interligados aos Temas Transversais, são apresentados de forma viva e integrada, com jogos, passatempos, parlendas, pesquisas, músicas, poesias, charges, desenhos, textos diversos, fotos, contos, adivinhas, fábulas, frases de caminhões, dinâmicas de grupo que certamente proporcionarão aos professores a possibilidade de intervir, instigar, provocar o interesse do aprendizado, bem como desenvolver múltiplas habilidades nos alunos, delineadas nos PCN, como a autoestima, o autoconhecimento, a percepção do outro, a criatividade, a curiosidade, a sensibilidade, o senso critico, a capacidade de formular hipóteses, analisar, refletir, comparar, dialogar e tantos outras. (QUEIROZ, Tânia Dias, 2000, p.5)

Resgatar atitudes de valorização pelo prazer de criar e recriar, pela interação dos alunos de toda a escola, pelas vivências de cada região, acreditamos que esta proposta de trabalho é uma das propostas possíveis ao ensino que propõe a formação do cidadão para o terceiro milênio, pois os conteúdos normais interligados aos temas transversais apresentação uma metodologia desafiadora, no qual os educandos se tornam ativos, criativos e construtores do conhecimento.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela divisão regional do território brasileiro. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos.As regiões estão divididas pelos estados do Brasil conforme nos mostra no mapa. (Brasil Escola)

O Brasil é um dos países mais rico do mundo formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros e está inserido no patrimônio cultural.
Segundo a Constituição Federal:
Art. 215: O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Art. 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem:
I- As formas de expressão;
II- Os modos de criar, fazer e viver;
III- As criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV- As obras, objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V- Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Portanto as crenças, lendas, tradições e costumes são bens materiais que compõem o patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se assim de bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem ser protegidos pela ação cível pública. (Lei 4.3/85).
Assim a construção da cultura individual acontece partindo de alguns fatores: família, religião, contexto geográfico e econômico, estudo entre outros. Através destes fatores que nunca agem sozinhos, pois está interligado entre si, cada cidadão traz uma herança cultural na qual estão inseridos seus valores e costumes, ou seja, a sua própria identidade.


2 – OBJETIVOS

2.1 – OBJETIVO GERAL

Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Nomear os estados e capitais que compõem cada região bem como suas principais características;
- Reconhecer a população, costumes e cultura de cada região;
- Despertar na comunidade escolar o espírito de colaboração, pesquisa e participação;
- Destacar as atividades econômicas, culturais, comidas típicas e recursos naturais.
- Leitura e interpretação oral e escrita;
- Despertar o interesse pela pesquisa como fonte de conhecimento;
- Expressar artisticamente;
- Estimular a imaginação e a criatividade através da releitura e das ilustrações que serão propostas;
- Adquirir novos conhecimentos através da criatividade;
- Perceber por meio de uma lenda o gosto pela arte e pela música;
- Proporcionar a reflexão sobre as questões sociais e cientificas;
- Relacionar fatos históricos do passado e do presente percebendo a importância da cultura popular;
- Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade necessárias à preservação ambiental;
- Conhecer e valorizar as manifestações folclóricas brasileira.


3 – METODOLOGIA

3.1- METODOLOGIA DA COORDENADORA ADRIANA
• Reunião com os professores juntamente com a coordenação para propormos o projeto;
• Escrever o projeto, bem como busca de fontes para a elaboração do mesmo;
• Definição da notas para as equipes participantes;
• Elaboração das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos juntamente com os professores;
• Montagem do cronograma das aulas e dias que faremos as reuniões;
• Divisão dos alunos através da lista de presença para definir a qual região pertencem;
• Definição da sala de cada região juntamente com uma folha de identificação;
• Acompanhamento dos alunos de cada região juntamente na elaboração das atividades;
• Convidar os jurados e esclarecer as notas para cada prova;
• Culminância final do projeto com todos os participantes.


3.2- METODOLOGIA DA DISCIPLINA DE ARTE ENVOLVENDO TODAS AS REGIÕES ( PROFESSORA ROSENEIDE)
Em um primeiro momento sugeri a coordenação e direção a possibilidade do desenvolvimento do projeto, após foi realizado uma reunião com os demais colegas professores para sugerir a participação interdisciplinar. Dando continuidade foi apresentado o projeto e as atividades a serem desenvolvidas.
Nas aulas de arte os alunos fizeram pesquisas, confecção dos personagens de lendas regionais de acordo com seus grupos.
A próxima etapa foi pesquisar sobre elementos arquitetônicos, vegetação e costumes, bem como a representação destes elementos pelos alunos com materiais alternativos.
Para finalizar os grupos montaram os painéis de cada região de ficaram de fundo na apresentação de cada mesa no dia da culminância.

3.3- METODOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE
3.3.1-DISCIPLINA HISTÓRIA( PROFESSORA LURDES)
• Reunião para divulgar o projeto para os alunos (as);
• Escolha dos alunos para o teatro, paródia, dança, etc.
• Pesquisas na internet sobre lendas, músicas, danças, ditado popular, frase de caminhão; trava-línguas, comidas típicas da região centro-oeste;
• Produção da paródia;
• Elaboração da peça teatral “A lenda do saci”;
• Ensaios da peça teatral;
• Apresentação de teatro sobre as lendas das regiões;
• Apresentação da Paródia;
• Queimada entre as equipes;


3.3.2-DISCIPLINA DEEDUCAÇÃO FÍSICA (PROFESSOR JAILSON)
• Reuniões;
• Vídeo-aula;
• Pesquisa na internet sobreditado popular, trava-línguas,frase de caminhão;
• Aulas práticas: Ensaios da dança eapresentação da dança;
• Queimada entre as equipes;
• Apresentação do ditado popular, trava-línguas e frase de caminhão

3.4- METODOLOGIA DA REGIÃO NORTE

3.4.1-DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA (PROFESSORA ALINE)
• O projeto será desenvolvido durante o período do 3º Bimestre, onde serão trabalhados diversos conteúdos como lendas, comidas típicas, teatro e a dança da região Norte do país;
• Reunião interdisciplinar com os alunos;
• Diálogo com os alunos sobre o folclore e a região Norte do país;
• Levantamento do conhecimento dos alunos sobre o folclore;
• Perguntar aos alunos quais são as lendas, trava língua ou canções que já ouviram;
• Levantamento de fantasias da região Norte para o Teatro e a Dança;
• Aula/Vídeo sobre a região Norte;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor e aluno durante o mês de Agosto/2012.

3.4.2-DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA(PROFESSORA FRANCILENE)
• Primeiro contato com os alunos será dividi-los em grupo para desenvolver as atividades propostas: paródia, trava-língua, frase de caminhão, ditado popular, teatro, dança e comidas típicas;
• Aulas na sala de tecnologia para os alunos assistirem alguns vídeos sobre a região norte;
• Pesquisa na internet sobre a região e seus costumes e tradições;
• Escolha da música da região para criar uma paródia;
• Escolha do trava-língua, frase de caminhão, ditado popular;
• Ensaios das atividades citadas com cada grupo responsável.

3.5- METODOLOGIA DA REGIÃO SUL


3.5.1-DISCIPLINA DE MATEMÁTICA (PROFESSORA SOLANGE)
Primeiramente foi explicado aos alunos desta região que eles teriam umas atividades a serem desenvolvidas no decorrer do projeto, bem como fazer pesquisas, ensaios, produção das comidas típicas para trazer no dia da culminância do projeto, assim foi detalhado passo-a-passo no cronograma.


3.5.2-DISCIPLINA DE ARTE(PROFESSORA ANDRÉIA)
Após as explicações das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto,fiquei responsável em organizar e decidir quais alunos que participaram da dança e do teatro, bem com fazer os ensaios e preparativos para a apresentação final.

3.6- METODOLOGIA DA REGIÃO SUDESTE


3.6.1-DISCIPLINA DE INGLÊS(PROFESSOR DENILSON)

• Reuniões com os alunos;
• Pesquisas sobre as lendas, música, dança, parlenda, comidas típicas, frase de caminhão, trava-língua, ditado popular, usando com fonte de pesquisa os estados da região para ter como ponto de partida.
• Dividir os alunos que participaram de cada atividade já citada acima;
• Ensaiar com os alunos;
• Montar as apresentações.


3.6.1-DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA (PROFESSORA CILENE)
• Reuniões com os alunos;
• Explicações sobre os estados e capitais que pertence a região sudeste;
• Pesquisa sobre as culturas, costumes, comidas, lendas, danças;
• Divisão dos participantes de cada trabalho proposto;
• Montagem das coreografias, fala da peça teatral e escrita da paródia;
• Ensaios e apresentações na culminância do projeto.

3.7- METODOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE

3.7.1-DISCIPLINA DE HISTÓRIA (PROFESSORA FRANCISCA ISABEL)
Vespertino
• Pesquisa;
• Vídeos;
• Ensaios;
• Apresentação das lendas, danças, artesanatos, trava-língua, ditado popular, etc.

3.7.2-DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROFESSORA ZULMIRA BONFADA)
Matutino
• Pesquisar sobre as lendas e mitos da região nordeste;
• Reconhecer a importância do folclore da região nordeste para a cultural nacional;
• Realizar trabalhos em duplas e coletivo onde será desenvolvida a leitura e escrita produção textual e as características regionais.


4 – RECURSOS

Recursos Humanos: alunos, professor, coordenação, direção e pais de alunos.

Recursos Pedagógicos: revista, livros, cola, tesoura, papéis (diversos), cartazes, pincel atômico, cadernos, lápis de cor, lápis, borracha, caneta, panos, vestimentas, diversos materiais para os teatros.

Recursos Tecnológicos: câmera fotográfica, televisão, aparelhos de som e DVD, sala de tecnologia, blog da escola.


5 – CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES

5.1 – Coordenadora: Adriana Joris
DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
23/07/2012
04h/aulas
# Iniciação da Justificativa e objetivos do projeto.
26/07/2012
04h/aulas
#Elaboração da tabela dos professores responsáveis por cada região.
27/07/2012
08h/aulas
#Divisão dos alunos das turmas do pré ao 9° Ano, ou seja, onde cada aluno (a) participara de qual região, isto foi feito conforme a lista de presença da sala de aula.
28/07/2012
2h/aulas
Montagem do cronograma das reuniões dos alunos juntamente com os professores responsáveis do projeto para desenvolver as atividades propostas.
01/08/2012
04h/aulas
# Conversa com os alunos de cada turma e a qual região pertencem.
02/08/2012
02h/aulas
#Informação aos alunos de todas as turmas onde fica a sala de cada região e quem são os professores responsáveis.
02/08/2012
01h/aula
# Informar os professores e alunos na 4° aula oralmente e verbalmente sobre as atividades que deverão ser feitas no decorrer do projeto.
09/08/2012
01h/aula
#Observar o desempenho dos alunos na realização dos ensaios.
16/08/2012
01h/aula
#Observar o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas pela educadores.
23/08/2012
01h/aula
# Observar as atividades e ensaios dos educandos.
27/08/0212
01h/aula
# Convidar os jurados que participaram da culminância
30/08/2012
04h/aulas
#Organização da culminância, bem como apresentação dos jurados, das equipes por regiões e a finalização do projeto ressaltando a equipe campeã.



5.2 – Professora Roseneide Disciplina: Arte

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
23/07/2012
01h/aula
#Sugestão do tema a coordenação e direção da escola.
26/07/2012
01h/aula
#Reunião com os professores, diretores e coordenação e apresentação do projeto
02/08/2012
01h/aula
#Reunião com os alunos e apresentação do projeto aos mesmos.
#Explanação sobre tradições culturais de cada região.
09/08/2012
01h/aula
#Pesquisa de elementos regionais para montagem de painéis de acordo com a separação dos grupos.
13/08/2012
04h/aulas
# Criação dos personagens de cada região.
16/08/2012
04h/aulas
# Elementos naturais de cada região.
20/08/2012
04h/aulas
# Danças e jogos de cada região para incrementar o painel.
23/08/2012
04h/aulas
# Principais aspectos turísticos e arquitetônico.
27/08/2012
04h/aulas
# Montagem dos painéis.
30/08/2012
04h/aulas
#Culminância com gincana e exposição dos painéis.



5.3- REGIÃO CENTRO OESTE
5.3.1 – Professora:Lurdes de Fátima Viana Prestes                    Disciplina: História



DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012
01h/aula
-Apresentação do projeto para os alunos;

06/08/2012
02h/aulas
- Pesquisa na internet sobre o folclore da região Centro-Oeste do Brasil;
-Pesquisa sobre uma música regional para fazer a paródia;
09/08/2012
01 h/ aula

- Reunião com os alunos para escolha das pessoas que irão apresentar, teatro, paródia, frase de caminhão; ditado popular, dança; trazer os pratos típicos, tereré, etc:
10/08/2012
02 h/ aulas

- Elaboração da paródia;

13/08/2012
02h/aulas
- Elaboração da peça teatral “A lenda do saci”;

23/08/2012
01h/aula
-Reunião para discutir sobre o projeto e ensaios;
30/08/2012
04h/aulas
- Gincana sobre as regiões.


5.3.2 – Professor: Jailson Cesário da Silva Disciplina: Educação Física

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
02/08/2012
01h/aulas
#Apresentação de projeto e explanação sobre as tradições e costumes da região centro-oeste
09/08/2012
01h/aula
# Redefinição das atividades a serem apresentadas e escolha dos alunos para cada apresentação.
16/08/2012
01h/aula
#Escolha das atividades pesquisadas pelos grupos: música/paródia, frases de caminhão, trava-língua, pratos típicos, ditado popular, teatro e dança.
17/08/2012
02h/aulas
#Ensaio da dança e da paródia.
23/08/2012
01/aula
#Discussão sobre os pontos positivos e negativos de cada ensaio e aperfeiçoamento das apresentações.
28/08/2012
02h/aulas
# Ensaio final das apresentações.
30/08/2012
04h/aulas
# Fechamento do projeto com apresentações culturais em forma de gincana.



5.4- REGIÃO NORTE
5.4.1 – Professora: Aline dos Santos Pereira


DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

02/08/2012

01 h/aula

Divisão dos alunos de acordo com a atividade que cada um irá realizar.

09/08/2012

01 h/aula

Destinar cada aluno ao ensaio das atividades.

16/08/2012

01 h/aula

Vídeo sobre a região Norte.

23/08/2012

01 h/aula

Organização das fantasias para teatro e a dança.


27/08/2012

01 h/aula

Ensaio do grupo da dança.

28/08/2012

01 h/aula

Ensaio do grupo do teatro.

30/08/2012

04 h/aulas

Dia da gincana projeto interdisciplinar.




5.4.2– Professora: Francilene Alencar do Amaral

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012
01 h/aula
#Apresentação do projeto pelos professores.
09/08/2012
01 h/aula
#Divisão dos grupos que ficarão responsáveis por cada atividade.
16/08/2012
01 h/aula
#Vídeo na sala de tecnologia sobre a região Norte.
23/08/2012
01 h/aula
#Escolha da música e criação da paródia;
#Escolha da frase de caminhão, ditado popular e trava-língua.

27/08/2012
01 h/aula
#Ensaio da paródia.
30/08/2012
04 h/aulas
#Apresentação do projeto para toda comunidade escolar.


5.5- REGIÃO SUL
5.5.1 – Professor: Solange Terezinha Rorato         Disciplina: Matemática

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012
01h/aula
#Apresentação do projeto para os alunos e definição da participação de cada aluno nas atividades propostas.
09/08/2012
01h/aula
# Pesquisa na internet das lendas, danças, música, parlendas, frase de caminhão, trava-língua e ditado popular, comidas típicas da região sul.
16/08/2012
01h/aula
#Definição da parlenda, frase de caminhão, trava-língua e ditado popular que serão apresentados.
23/08/2012
01/aula
#Ensaios e definição dos pratos típicos.
21/08/2012
01h/aula
#Ensaio extra da paródia.
30/08/2012
04h/aulas
 #Montagem da mesa e organização dos participantes.
 #Culminância do projeto.


5.5.2 – Professora: Andréia Negrini Disciplina: Arte

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
09/08/2012
01h/aula
#Escolha dos alunos que vão participar da dança e do teatro;
16/08/2012
01h/aula
#Juntamente com os alunos escolhemos a dança do Pezinho e Chula.
 # O grupo do Teatro também fez a escolha, ficando com a lenda do Negrinho do Pastoreio.
23/08/2012
01/aula
#Ensaio da dança e do teatro.
21/08/2012
01h/aula
#Ensaio extra da dança, teatro.
30/08/2012
04h/aulas
 #Montagem da mesa e organização dos participantes. Culminância do projeto.



5.6- REGIÃO SUDESTE
5.6.1 – Professor: Denilson Alher Disciplina: Inglês

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012
01h/aulas
#Apresentação do projeto e explicação das atividades que deveram ser realizadas no decorrer do projeto.
09/08/2012
01h/aula
# Ensaio com os grupos do teatro: A lenda “ Chora Ipê”, e da dança de rua: “hip hop”.
Paródia da música: São Paulo.
16/08/2012
01h/aula
#Definição da parlenda, frase de caminhão, trava-língua e ditado popular.
20/08/2012
01h/aula
#Ensaio da parlenda, frase de caminhão, trava-língua e ditado popular.
23/08/2012
01/aula
# Ensaio com os grupos do teatro: A lenda “Chora Ipê”, e da dança de rua: “hip hop”.
Paródia da música: São Paulo.
#Definição das comidas típicas e artesanatos para a decoração da mesa.


5.6.2– Professora: Cilene Paes de Barros Disciplina: Língua Portuguesa e Geografia

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012-
Quinta-feira – 4ª aula
1º encontro
#Distribuição de atividades;
#Orientações sobre as capitais da Região;
#Comentários sobre culturas e diversidades.
09/08/2012
Quinta-feira – 3ª aula
2º encontro
#Ensaios com os grupos formado;
# Apresentação e criticas e coordenação dos grupos;
#Elaboração de material a ser usado;
#Ensaio de teatro, musica, trava língua, ditado populares,versos de pára-choque.

16/08/2012
Quinta-feira – 2ª aula


3º encontro
#Ensaios da gravação da paródia na sala de tecnologia;
#Ensaios com os participantes do teatro “Choro do Ipê”, da dança, do trava língua, versos de pára-choque, ditado populares.

23/08/2012
Quinta-feira – 1ª aula

4º encontro
#Confecção dos materiais a serem usados, bem como as comidas típicas da região.
27/08/2012
Segunda-feira – 4ª aula


Ensaio Extra
#Ensaio da dança, da música da paródia e do teatro.
30/08/2012
Quinta-feira – 1ª aula à 4ª aula

Apresentação

Foi feito uma mesa com símbolos do Sudeste e arrumados com comidas típicas. Os alunos participaram com muito entusiasmo demonstraram suas tarefas com muito sucesso.



5.7- REGIÃO NORDESTE

5.7.1– Professora: Francisca Isabel Holzbach           Disciplina: História -Vespertino

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
16/08/2012
Quinta-feira – 2ª aula


01h/aula
#Ensaios e pesquisas sobre trava-língua, ditado populares, frases de caminhão.

23/08/2012
Quinta-feira – 1ª aula

01h/aula
# Atividades de pesquisa e vídeos sobre as lendas, teatro e dança;

27/08/2012
Segunda-feira – 4ª aula


Ensaio Extra
01h/aula
#Ensaio da dança, da música da paródia e do teatro.
30/08/2012
Quinta-feira – 1ª aula à 4ª aula

Apresentação

04h/aulas
Foi feito uma mesa com as comidas do Nordeste e apresentação.


5.7.2– Professora: Zulmira Mieko Kawamoto Bonfada                Disciplina: Língua Portuguesa - Matutino

DIA DA
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
02/08/2012
Quinta-feira – 4ª aula


01h/aula
#Apresentação do projeto e formação dos grupos para desenvolver as atividades propostas no projeto.

09/08/2012
Quinta-feira – 3ª aula

01h/aula
# Atividades de pesquisa e vídeos sobre as lendas, teatro e dança;
16/08/2012
Quinta-feira – 2ª aula

01h/aula
Criação da paródia e ensaios.
23/08/2012
Quinta-feira – 2ª aula

01h/aula
#Definição das comidas típicas e quais que ficaram responsáveis de trazer  no dia da montagem da mesa da região.
30/08/2012
Quinta-feira – 1ª aula à 4ª aula

04h/aulas

Foi feito uma mesa com símbolos do Nordeste e arrumados com comidas típicas.
#Apresentações dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto.


6 – AVALIAÇÕES

6.1 – Coordenadora: Adriana Joris
• Os professores juntamente com os alunos serão avaliados pela participação e pela classificação feita pelos jurados, ficando com o seguinte desempenho para os educandos participantes:
1° Lugar: uma nota 10,0 em todas as disciplinas;
2° Lugar: uma nota 9,0 em todas as disciplinas;
3° Lugar: uma nota 8,5 em todas as disciplinas;
4° Lugar: uma nota 8,0 em todas as disciplinas;
5° Lugar: uma nota 7,0 em todas as disciplinas.

6.2 –Professora: Roseneide Jung da Silva
• O sistema de avaliação é integral e contínuo observando o interesse, participação e criatividade dentre as ações desenvolvidas.


6.3- REGIÃO CENTRO-OESTE
6.3.1- Professora:Lurdes de Fátima Viana Prestes
• Os alunos serão avaliados pela participação, elaboração das atividades e apresentação.

6.3.2-Professor: Jailson Cesário da Silva
• Participação, empenho e dedicação na elaboração da pesquisa e apresentação das atividades durante o transcorrer do processo.

6.4- REGIÃO NORTE
6.4.1– Professora: Aline Pereira dos Santos
• Observação da Participação e Interesse individual do aluno;
• Observação das apresentações das atividades realizadas.

6.4.2 – Professora: Francilene Alencar do Amaral
• A participação, a produção de texto (paródia), e a frequência dos participantes nos ensaios.

6.5- REGIÃO SUL
6.5.1- Professora : Solange Terezinha Rorato
• Os alunos foram avaliados pela interesse e desenvolvimento das atividadespropostas.

6.5.2 – Professora: Andréia Negrini
• A avaliação foi feita pelo desempenho, participação e interesse dos alunos na dança e no teatro.

6.6- REGIÃO SUDESTE

6.6.1- Professor: DenilsonAlher
• A avaliação foi feita mediante a participação dos alunos na produção das atividades.
6.6.2 – Professora: Cilene Paes de Barros
• A avaliação foi feita pela participação e desenvolvimento dos trabalhos propostos.

6.7- REGIÃO NORDESTE
6.7.1 – Professora: Francisca Isabel Holzbach
• Através da observação pela interação e participação do educando em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.

6.7.2 – Professora: Zulmira Mieko Kawamoto Bonfada
• Será contínua na aprendizagem dos alunos, através da participação em sala de aula com os alunos participantes da região nordeste, através do desempenho nas atividades desenvolvidas.

7 – CONCLUSÃO

Na culminância, os grupos apresentaram as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore. Com isso, ampliaram os conhecimentos sobre a formação do nosso país, bem como o respeito e valor de cada povo que compõem as regiões brasileiras e predominantemente trabalhado o respeito pelas diferenças observadas na singularidade de cada povo.

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LDB nº 9394/966. Brasília:MEC, 1996.
Sistema Avançado de Pesquisa.Ensino Fundamental. Método de Ensino Atual.
www.lendasfolclóricas.com.br.
(http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm, acesso dia 22 de outubro de 2012).
OLIVEIRA, Zilma. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PAGEL, Sandra Denise, et al. Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
QUEIROZ, Tânia Dias, Temas transversais & conteúdos normais: proposta prática de construção do conhecimento transversal: 1°ciclo. São Paulo: Didática Paulista, 2000.
VYGOTSKY, Lev. S. Pensamentos e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.