Projeto: Alfabetização e Matemática: Da leitura do Mundo para a prática Escolar

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Diretora: Maria Luciene dos Santos
Coordenadoras: Florência Celestrino
Renata Aparecida Ortiz Machado Ramos
Slivana Aparecida Pereira Barbosa
Professora: Margarida Ferreira
Turmas: 2º ano A – matutino
2º ano B – vespertino


JUSTIFICATIVA

O projeto aqui apresentado será desenvolvido com alunos do 2º ano A matutino e 2º ano B vespertino do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Sírio Borges, Localizada na Rua Juviano Medeiros, 1.100 – Centro, escola esta, que atende a alunos da zona urbana, zona rural e indígenas, totalizando 624 alunos, todos regularmente matriculados nesta unidade escolar.
Alfabetizar é um processo muito complexo e que envolve diversos fatores.
Embora há algum tempo se tivesse outra noção sobre aprender a ler e escrever, hoje tem os clareza de que não basta apresentar as crianças as letras e fazer decorar.
Sabemos que a aprendizagem do aluno só acontece na mediada em que este interage sobre os conteúdos específicos e age na medida em que possui estruturas próprias, previamente construídas ou em construção.
De outro lado, também vemos que o mundo moderno exige em crianças dominem cada vez mais rapidamente a leitura, mas não apenas como forma de decodificação e sim interpretação. Atualmente, somente podemos dizer que alguém é alfabetizado, no sentido mais amplo da palavra, quando se torna capaz de utilizar a língua escrita nas mais variadas situações de seu cotidiano.
Diante disso, percebemos, que a tradicional cartilha, e a concepção que traz conseguem, não é o recurso mais favorável à aprendizagem escrita, acima de tudo por ser destituída de qualquer significado e apresentar textos soltos que visavam a mera memorização das famílias silábicas. Assim, o trabalho com esse método reduzia a aprendizagem da leitura e escrita a um ato mecânico, onde o conhecimento poderia ser adquirido através de treino, da cópia repetitiva e principalmente da memorização.
Estas idéias ficam ultrapassadas quando passamos a crer que a criança lê o mundo que a rodeia muito antes de um aprendizado da leitura e da escrita. Ou seja, é preciso formar o leitor competente, que não encara a leitura apenas como decodificação de sinas gráficos. E ler o mundo é mais competência de leitura que o leitor pode alcançar. O leitor competente, além de decifrar um código, assimilar estruturas gramaticais complexas e aprimorar a linguagem, consegue se expressar, aprende a dizer o que quer e é crítico. Contribui com o texto, sabe olhar para o contexto e perceber a realidade a sua volta. E consegue reconhecer e ler diferentes tipos de textos.

“A competência de leitura permite ao sujeito a vinculação entre lido e o vivido” (Silva, 1993). O texto é uma ponte para determinarmos aspectos da realidade. A leitura proporciona o conhecimento das forças e relações que regem o mundo, possibilitando o exercício da crítica. A leitura proporciona o prazer libertário, possibilita a mudança, é ruptura. Logo, só quem lê realmente sabe transformar a informação adquirida com a leitura em conhecimento.
Ou seja, passa-se a entender que é necessário alfabetizar para além do deciframento do código escrito, apontando, para uma concepção de alfabetização como processo mais amplo, envolvendo as entrelinhas, o letramento. Ou, como diria FREIRE (1990, p.8) “aprender a ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”.
É importante também deixar explícito que o processo de alfabetizamento não se restringe apenas a língua portuguesa. Mas envolve muitos aspectos. Um dos mais importantes e que não pode ser deixado em segundo plano é o aprendizado da matemática, que deve ser também tratada de forma agradável e que consiga alcançar o objetivo de despertar na criança a vontade de aprender.
Para que isso seja possível, é importante que desde o início da alfabetização a criança se familiarize com o mundo matemático. Assim, ela terá o desenvolvimento intelectual acelerado, ao passo em que se habituará com os procedimentos matemáticos, evitando a aversão comum a este ramo do conhecimento.
Os pressupostos deste trabalho serão baseados na perspectiva sócio-interacionista, buscando um repensar de nossa prática, lembrando que “a estrutura lógico matemática de número não pode ser ensinada diretamente, uma vez que a criança tem que construí-la por si mesma” (KAMII, 2001:31)
Cremos que é preciso ressaltar a importância da aprendizagem significativa, partindo de situações reais da sala de aula, criando situações escolares que estimulam o pensamento numérico das crianças.
O trabalho busca demonstrar que objetivo principal da matemática deve ser levar as crianças a se empenharem na ação mental de operação com números e se lembrarem dos resultados dessas ações.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Alfabetizar as crianças de forma prazerosa, enfatizando a aprendizagem de leitura e escrita, aliada aos conhecimentos matemáticos, buscando aguçando sua capacidade de apreciar, explorar, produzir e interpretar, enfatizando a importância da matemática na alfabetização, buscando o pleno desenvolvimento da criança.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar as crianças, a saber, utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e construir conhecimento, bem como os recursos tecnológicos.
Conhecer e valorizar o conhecimento da língua escrita e falada, se tornando um ser independente e agente transformador do meio, capaz de mediar conflitos e tomar decisões coletivas e individuais.
Trabalhar a matemática, priorizando o mundo real com representações, enfocando os princípios e conceitos matemáticos, como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta.
Fazer com que os alunos comuniquem-se matematicamente, fazendo observações do ponto de vista quantitativo e qualitativo, estabelecendo estratégias de investigação e formas de raciocínio para chegar à interpretação de problemas do cotidiano.

METODOLOGIA

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio de uma sondagem inicial.
A partir daí serão utilizadas metodologias voltadas a alcançar os objetivos propostos pelo projeto, sendo enfatizadas as que seguem.
Língua portuguesa
- trabalho com alfabeto móvel na construção de nomes dos animais, com confecção de livros a partir de palavras, avançando para frases.
- aproveitar os conhecimentos dos alunos, solicitando que descrevam sobre os animais, as crianças que residem no campo, falem sobre sua vida, os que possuem animais de estimação os descrevam de forma oral.
- a partir dos nomes dos animais de estimação, realizar trabalho de escrita.
- utilizar histórias infantis que tratem de animais.
- trabalhar de forma contextualizada a gramática, ortografia, letras maiúsculas e minúsculas.
-utilizar DVDs infantis, que tragam músicas e danças.
-utilizar os recursos da sala de tecnologia.
- finalizar com apresentação do livro e com danças que envolvam o que foi trabalhado.
Matemática
- seqüência numérica.
-comparação de números/ representação numérica a partir de animais (número de patas, quantidade de animais, etc.)
- leitura e escrita de números.
- trabalho com números pares e ímpares, bem como noções de sucessor e antecessor (utilizando filas de animais e depois os numerando)
- utilizar situações problema em que apareçam animais.
- trabalho com músicas que contenham números (por exemplo, A Galinha do Vizinho e O Elefante).
- desenvolver situações que levem ao cálculo mental.
- trabalho com grandezas e medidas.
- desenvolver noção de tempo, utilizando calendário.

RECURSOS

Recursos Humanos: alunos, professor, coordenação, direção, administrativos e pais de alunos.
Recursos Pedagógicos: revistas livros, cola, tesoura, sucatas, material dourado, papéis (diversos), cartazes, tinta guache, cadernos.
Recursos Tecnológicos: câmera fotográfica, televisão, aparelhos de som e DVD, sala de tecnologia, jornal local, blog da escola.

CRONOGRAMA

O projeto será iniciado no nono dia de aula do mês de maio e desenvolvido até o dia 06 julho de 2011.

Cronograma de Língua Portuguesa – Maio
Maio
Ações
09/05/11 – Introdução
Apresentar o projeto as alunos, fazendo a explanação detalhada dos passos do mesmo.
10/05/11– Atividades com Alfabeto Móvel
Formar grupos e trabalhar o alfabeto móvel com nomes de animais de A a Z, com registro no caderno.
11/05/11 – Cartazes com nomes de animais
Levantamento oral com os animais de estimação dos próprios alunos. Registro no papel manilha.
12/05/11 – Descrições sobre animais
Fazer leitura coletiva no papel manilha, após aguçar os alunos para descrição de seus animais. Com registro.
13/05/11 – Caça-palavra
Trabalhar caça-palavras com nomes de animais.
16/05/11 – Leituras de Histórias Infantis
Distribuir histórias aos alunos enfocando nos animais. O professor deverá ler uma.
17/05/11 – Os Bichos do meu Zoológico
A história lida aos alunos servirá de referência para ser trabalhada de forma contextualizada e oral.
18/05/11 – Releituras da história feita pelo professor
Reler a história e continuar o questionamento oral.
19/05/11 – Leitura coletiva
Fazer leitura coletiva dos cartazes com nomes dos animais e trabalhar a gramática com nomes próprios.
20/05/11 – Ditado visual
Cada aluno terá em mãos uma atividade para escrever o nome dos animais.
23/05/11 – Música: A Galinha Pintadinha 2
Assistir os DVDs e selecionar algumas músicas para serem trabalhadas e apresentadas.
24/05/11 – Leitura da Música
Fazer leitura da música Borboletinha e cantar a mesma.
25/05/11 – Releitura da música escolhida
Reler a música, ouvi-la e ensaiá-la.
26/05/11 – Jogo da Memória
Utilizar a sala de tecnologia, onde os alunos irão trabalhar o jogo da memória.
27/05/11 – Ensaio da música: A Borboletinha
Ensaiar os alunos para a apresentação no final do projeto.
30/05/11 – Atividades com nomes de animais
Trabalhar atividades que envolva formação de palavras na ordem crescente dos números.
31/05/11 – Filme
Assistir um filme sobre animais. (Os sem florestas)

Cronograma de Matemática – Maio
Maio
Ações
09/05/11 – Aula dirigida
Enfocar o projeto com uma forma prazerosa de desenvolver, explicando passo a passo.
10/05/11-sequência numérica
Trabalhar seqüência numérica com material disposto na sala, contando as patas dos animais.
11/05/11 – Atividades sobre a aula anterior
Atividades com numerais seqüenciados.
12/05/11 – Comparação
Trabalhar atividades que envolva a comparação do tipo maior que, menor que ou igual. Abordando os animais que estão sendo trabalhados.
13/05/11 – Problemas com adição
Trabalhar problemas que abordem situações envolvendo animais.
16/05/11 – Leitura e escrita de numerais
Ler e escrever numerais aproveitando os animais para o registro de quantidades como, patas, asas, pés, bicos, unhas e outros.
17/05/11 – Números pares e ímpares
Quantidade com desenhos onde a criança conta e registra par ou ímpar.
18/05/11 – Sucessor e antecessor
Seqüenciar animais enumera-los e a partir daí trabalhar atividades com antecessor e sucessor.
19/05/11 – Problemas
Trabalhar situações/problemas de subtração que envolva os animais.
20/05/11 – Música: O Elefante
Ouvir músicas enfatizando a contagem do caçulo mental.
23/05/11 – Atividades com calculo mental
Propor atividades com as letras da música ouvida anteriormente inserindo o cálculo mental.
24/05/11 – Ordem crescente e decrescente
Trabalhar as ordens crescentes e decrescentes com figuras de animais.
25/05/11 – Atividades com observação
Desenvolver atividades que envolva a observação de figuras de animais.
26/05/11 – A Galina do Vizinho
Trabalhar leitura individual e coletiva da música: A Galinha do Vizinho.
27/05/11 – Atividades com a música “A Galinha do Vizinho”
Direcionar as atividades da música “A Galinha do Vizinho”.
30/0511 – Cruzadinha com números
Desenvolver cruzadinha com símbolos e sua escrita.
31/05/11 – Grandeza e medidas
Trabalhar grandezas e medidas fazendo comparações com toquinhos de madeira questionando forma, tamanho e matéria.

Cronograma de Língua Portuguesa – Junho
Junho
Ações
01/06/11 – Recorte de Figuras
Pesquisar e recortar figuras de animais para serem anexadas no caderno de caligrafia.
02/06/11 – Separação de Figuras
Separar as figuras recortadas seguindo a ordem do alfabeto.
03/06/11 – Colagem de figura
Colar as figuras no caderno de caligrafia para iniciar o livro.
06/06/11 – Início do Cadernos
Criação das frases e ilustração das mesmas.
07/06/11 – Palavras e frases
Continuar a construção de palavras e frases abordando ordem, ortografia e letras maiúsculas.
08/06/11 – Caderno de caligrafia
Abordar pontuação e coesão nas frases criadas pelos alunos.
09/06/11 – Caderno de caligrafia
Observar nas palavras e frases a acentuação que aparecer.
10/06/11 – Caderno de caligrafia
Ilustração da letra da música Borboletinha
Reforçar a atenção na escrita correta das palavras e frases.
Ilustrar a letra da música: A Borboletinha de acordo com a imaginação de cada aluno.
13/06/11 – Caderno de caligrafia
Fazer a correção das palavras e frases construídas pelos alunos.
14/06/11 – Letras maiúsculas
Abordar letras maiúsculas na construção de frases e nomes próprios.
15/06/11 – Biblioteca virtual
Aula passeio na Biblioteca, para fazer um jogo de bingo dos animais. 2º ano A.
16/06/11 – Biblioteca virtual
Aula passeio na Biblioteca dirigida pela professora Eliane, jogo de bingo de animais. 2º ano B.
17/06/11 – Construção de frases individual
Dar continuidade nas frases criadas pelos alunos e revisadas pelo professor.
20/06/11 – Caderno de caligrafia
Encerramento do caderno de caligrafia.
21/06/11 – Dados de identificação
Registro dos dados de identificação no caderno de caligrafia.
22/06/11- Leitura das frases
Fazer um círculo na sala de aula e cada aluno irá ler suas frases.
24/06/11 - Ponte
Para este dia os alunos tem atividades programadas.
27/06/11- Produção de capas
Será dado início as capas nos cadernos de caligrafia.
28/06/11- Produção de capas
Os cadernos continuam a ser encapados, pois não foram concluídos no dia 27.
29/07/11- Cruzadinha dos animais
Propor cruzadinha dos animais observando o interesse e a participação.
30/06/11- Caça -palavras
Trabalhar caça-palavras com nomes de animais, reforçando o que foi estudado.
30/06/11- Elaboração do convite
Instigar os alunos na elaboração do convite dirigido a seus pais para a culminância do projeto.

Cronograma de Matemática – Junho
Junho
Ações
01/06/11 – Atividades com lateralidade
Cada aluno terá em mãos uma atividade com diversas figuras, onde serão contados e pintados de acordo com a quantidade.
02/06/11 – Atividades com tabelas
Trabalhar direita e esquerda na atividade dirigida.
03/06/11 – Instrumento de medida
Distribuir atividades de maneira que o aluno identifique na mesma os instrumentos de medias.
06/06/11 – Atividade com raciocínio lógico
De acordo com o enunciado da atividade o aluno deve ter atenção e raciocínio nas figuras dispostas.
07/06/11 – Maior que, menor que e igual
Através das figuras dos animais o aluno terá que identificar maior que, menor que e igual.
08/06/11 – Atividades de observação
O aluno irá observar as figuras de animais através delas responder as atividades dirigidas.
09/06/11 – Tabelas com animais
Os alunos irão pintar diversas figuras de animais para depois reproduzir em tabelas.
10/06/11 – Continuar com tabelas
Entregar a tabela onde os alunos terão que observar a figura anterior para pintar a tabela.
13/06/11 – Atividades com tabelas
A partir da 1ª e 2ª atividade os alunos terão a 3ª para responder as questões dirigidas.
14/06/11 - Laboratório
Aula programada para o dia 9, mas em razão da chuva,a aula será dada hoje. Adição e jogo dos números.
15/06/11 – Atividades com diferença
O aluno terá que observar as figuras e responder as diferenças entre uma e outra.
16/06/11 –Organização das figuras
Entre várias figuras de livros o aluno terá que organizar a estante do maior para o menor.
17/06/11 – Atividades com adição e subtração
Os alunos terão que observar os pássaros nas árvores e responder as questões.
20/06/11 – Contagem de figuras
Contar as figuras de animais e registrar em forma de numeral.
21/06/11 – Par e ímpar
Atividades dirigidas onde se observa quantidades pares e ímpares.
22/06/11 – Subtração com desenhos
Registrar subtração observando os desenhos.
24/06/11 - Ponte
Para este dia será aula programada.
27/06/11 – Observação de figura
Observar figuras e interpretar o enunciado das atividades.
28/06/11 – Adição e subtração
As atividades de adição e subtração serão aplicadas com observação de figuras.
29/06/11 – Material dourado
Trabalhar com material dourado para fixar unidade e dezena.
30/06/11 - Dominó
Formar grupos e jogar dominó com números e figuras.

Cronograma de Língua Portuguesa – Julho
Julho
Ações
01/07/11 – Frases enigmáticas
Desenvolver atividades com frases enigmáticas, diversificando as atividades.
04/07/11 – Conversa dirigida
Ouvir relatos dos alunos dobre o desenvolvimento do projeto e tomar nota para o relatório final.
05/07/11 – Últimos preparativos
Conversar com os alunos sobre o dia da apresentação e fazer o último ensaio.
06/07/11 – Apresentação do projeto
Culminância do projeto com as apresentações das atividades realizadas. Matutino – 9 h às 11h. Vespertino – 15 h às 17 h. Com visitação de toda a comunidade escolar, pais de alunos, secretaria municipal de educação e jornal local.

Cronograma de Matemática – Julho
Julho
Ações
01/07/11 – Números pares e ímpares
Distribuir material dourado onde serão contados e formados grupos de numerais pares e ímpares.
04/07/11 – Contagem das borboletas
Fazer a contagem das borboletas para apresentação que será realizada com os alunos, bem como as suas antenas, com questionamento oral pela professora.
05/07/11 – Ensaio final
Fazer o ensaio para apresentação do sarau conscientizando os alunos para uma boa finalização das atividades do projeto.
06/07/11 –
Apresentação do projeto
Culminância do projeto com as apresentações das atividades realizadas. Matutino – 9 h às 11h. Vespertino – 15 h às 17 h. Com visitação de toda a comunidade escolar, pais de alunos, secretaria municipal de educação e jornal local.

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo de todas as atividades, levando em conta o conhecimento prévio do aluno, registrando os avanços diários e dificuldades de cada um. Ao término do projeto, será observado, por meio dos trabalhos realizados e interações nas atividades, o que aprenderam sobre tudo o que foi proposto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Alegria de Saber – Livro de Alfabetização
Autora: Luciana Maria Marinho Passos.
Ed. Scipione – São Paulo – 2001 – 1ª edição (3ª impressão)
CD BABY HITS - Volume 2
Ciências Para Você – 1ª série
Autores: Márcia Santos Fonseca
Maria Hilda de Paiva Andrade
Marta Bouissou Morais
Ed. Positivo – 1ª edição – Curitiba, 2006
Coleção Matemática: Pode contar Comigo 1º ano.
Autores: José Roberto Bonjorno, Regina de Fátima Souza Azenha Bonjorno, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão. ED: FTD. 1ª edição – São Paulo – 2008
Coleção Matemática: Pode contar Comigo 1º ano.
Autores: José Roberto Bonjorno, Regina de Fátima Souza Azenha Bonjorno, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão. ED: FTD. 1ª edição – São Paulo – 2008
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990.
KAMII, Constante. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. de Assis. 28ª ed. São Paulo: Papirus, 2001.
Matemática Paratodos 1ª série.
Autores: Luiz Márcio Imenes, Marcelo Lellis, Estela Milani. Editora: Scipione. São Paulo – 2009 – 1ª edição.
Matemática: Pode Contar Comigo 2º ano.
Autores: José Roberto Bonjorno, Regina Azenha Bonjorno. ED: FTD. 1ª edição – São Paulo – 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro da Leitura na escola e na biblioteca. 4. ed. Campinas: Papirus, 1993.

Fotos da Apresentação do Projeto no link abaixo.
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SÍRIO BORGES: Projeto: Alfabetização e Matemática - Da Leitura do mundo para a prática Escolar