Projeto "Lendo e Interpretando Linhas e Entrelinhas"

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Diretora : Maria Luciene dos Santos
Coordenadora: Florência Celestrino e Renata Machado
Professora responsável: Luiza Cristina Alves Borges de Lira
Turma: 5º ano “C” - Vespertino
Projeto: “Lendo e Interpretando Linhas e Entrelinhas”

Justificativa

A Escola Municipal Prefeito Sírio Borges localiza-se na área central, na Rua Juviano Medeiros, número 1100, atualmente conta com 600 alunos distribuídos no período matutino e vespertino, nas séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental, séries iniciais de 1º ano a 5º ano e séries finais de 6º ano a 9º ano. A grande maioria dos alunos é de classe média baixa, muitos deles da zona rural, os demais dos bairros mais próximos.
O 5º ano “C”, do período vespertino, possui 25 alunos, alguns fora da faixa etária, às idades variam de 9 a 16 anos, muitos alunos são da zona rural, fazendas e assentamentos. Logo após a sondagem, no início do ano observei o grande interesse que demonstram por ouvir e contar histórias.
Este projeto “Lendo e Interpretando Linhas e Entrelinhas procura conciliar as teorias preconizadas nos PCNs, as quais indicam a importância de se trabalhar os temas transversais e trabalhar com diversos gêneros textuais. Sabendo que a leitura não é apenas decodificar as letras, mas sim entender as entrelinhas, retirar do textos informações implícitas e explícitas, absorver informações e construir o senso crítico, expressar ideias , pensamentos e intenções, influenciando uns aos outro, partilhando e construindo visões de mundo, produzindo uma cultura própria. Com o propósito de dar ênfase a leitura e interpretação de textos diversos para essa turma em especial, pois necessitam demonstrar essas habilidades nas avaliações cobradas pelo MEC e Prova Brasil.
Na escola a linguagem deve ser o meio de interação, através de textos como carta, bilhete, relatório, notícias, crônicas, reportagens, propagandas ou histórias em quadrinhos, após a leitura os alunos interagem pelo debate dos assuntos e temas lidos, a interpretação pode ser oral ou escrita, individual ou coletivamente. A interlocução diferencia historicamente e depende das condições da situação sócio-comunicativa existente no momento.
Os saberes escolares não são uma simples transposição dos conhecimentos das diversas áreas científicas. Do amplo universo da cultura, das ciências e das práticas sociais a escola seleciona os saberes e as competências que precisam se ensinadas aprendidas, que são indispensáveis para a participação das novas gerações na sociedade. Na escola o saber passa por um processo de seleção, segmentação, organização em seqüências progressivas, em síntese escolarizado (SOARES 1996).
O professor deve estar atento as diferentes possibilidades oferecidas no cotidiano dos alunos, observando o que mais os atrai, já que existem inúmeros gêneros textuais que oferecem diversas práticas pedagógicas, que contemplam diferentes contextos educacionais e intertextualidades variadas de acordo com a origem do aluno.
Diante de tantas práticas, no entanto é o professor que “sabe quis os aspectos do conhecimento falam mais de perto a seus alunos, que modalidades de textos e atividades respondem mais forte em sua sala de aula.” (LAJOLO 1996).
O Projeto Lendo e interpretando Linhas e Entrelinhas materializa a linguagem através de textos escritos dos mais diversos gêneros e contextos sociais, de acordo com sugestões do PCN Temas Transversais a utilização de textos desloca do conteúdo curricular abstrato para a realidade palpável enfatiza a reflexão e a prática sobre   a Ética e  a Cidadania e respeito às diferenças na Pluralidade Cultural.
Os textos apresentados no projeto mantêm as características gráficas originais e todos apresentam o suporte respectivo, se foram retirados de jornais, revistas, livros, gibis e outros. Todos os textos por sua vez organizam-se dentro de determinados gêneros que podem ser entendidos como famílias de textos que compartilham características comuns, embora heterogêneas, como visão geral da ação a qual o texto se articula, tipo de suporte comunicativo, e grau de literariedade (PCN 1998).

Portanto trabalhar temas atrativos desenvolve a leitura, a escrita. e a argumentação, bem como mudanças de comportamento, já que discute-se muito sobre Ética, Cidadania e respeito às diferenças  (Pluralidade Cultural). É pertinente dizer ainda que oportuniza a integração com outras disciplinas como Ciências, História e Geografia por tratar de reflexão sobre a sociedade e Artes já que vários como propagandas e HQs são baseados em gravuras ilustrativas.
O trabalho com textos em sala de aula ganhou um enfoque especial no momento em que os PCNs de Língua Portuguesa evidenciaram a sua importância. Concomitantemente com a proposta de leitura e produção de textos, surge a necessidade de se trabalhar os gêneros discursivos e textuais. É papel do professor apresentar e trabalhar com os alunos os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano. É fundamental que os estudantes compreendam que texto não são somente aquelas composições escritas tradicionais com a qual se trabalha na escola – descrição, narração e dissertação – mas sim que o texto é produzido diariamente em todos os momentos em que nos comunicamos, tanto na forma escrita como na oralidade.
De acordo com GERALDI (1984), “Um escritor precisa ler para observar e absorver o que foi lido. Um escritor precisa ler para se enriquecer culturalmente. Não há um bom escritor que não seja um leitor voraz com fome de informação, com fome de formação. Um escritor precisa ler bons textos para escrever bons textos”. Concluindo um bom escritor é sempre um bom leitor e a partir de textos que despertam o interesse coletivo é mais fácil incentivar o gosto pela leitura e produção.
O projeto está de acordo com a proposta pedagógica da escola que visa um ensino construtivo, onde o professor é o mediador, levando o aluno a construir habilidades e competências.

Objetivo geral


Despertar no aluno o prazer pela leitura através dos diversos gêneros literários, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico. Apropriado à cada tipo de texto e possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e propiciar a reflexão, compreensão e interpretação dos diversos textos, discutindo a ética, cidadania, comparando partilhando e construindo visões de mundo, produzindo uma cultura própria.
Propiciar momentos de interpretação e debates de idéias de forma oral ou escrita, atividades de interpretação através de ilustrações e dramatizações, fazendo a releitura ou paródia de textos originais.

Objetivos específicos


*Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
*Reconhecer e classificar os diversos gêneros literários apresentados.
*Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
*Identificar a origem do texto através do suporte.
*Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.
*Descrever a ambientação, tempo, lugar e os personagens dos textos lidos.
*Desenvolver o imaginário. Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
* Interpretar questões orais ou escritas, através de desenhos ou dramatizações.
* Fazer a intertextualidade entre textos diferentes e com o cotidiano.
*Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.
*Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas nos textos.

Metodologia

 O projeto foi aplicado na escola Municipal Prefeito Sírio Borges, no 5º ano “C”, período vespertino.
Após a apresentação do projeto cada aluno deveria pesquisar e trazer vários textos para em sala, selecionar e classificar seguindo as características do gênero textual que pertence. Alguns textos foram retirados da internet e outros recortados de livros, revistas, jornais e gibis.
Os textos foram separados em envelopes de acordo com o gênero a que pertencem Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Os gêneros podem circular em linguagem escrita ou oral. Cada gênero tem características próprias e assim pode ser identificado. Um artigo de opinião, por exemplo, tem uma forma muito diferente de um poema, de um texto de memórias ou de uma carta.
Isso acontece porque a situação de produção de cada um desses gêneros de texto é marcada por elementos próprios: quem escreve (autor do texto), para quem escreve (os leitores do texto), quais as finalidades que tem o texto (divertir o leitor ou convencê-lo de alguma idéia, por exemplo), para quem o autor escreve (uma empresa jornalística, uma editora, pessoas próximas etc.) e, finalmente, onde será publicado.
Cada semana apresenta um tipo de texto conforme cronograma que será lido analisado, trabalhado e interpretado de diversas formas, estabelecendo idéias e informações, articulando os sentidos do que foi lido com mais fatores de significação.
No encerramento do projeto os alunos apresentarão alguns textos, como piadas, telejornal, poesias, narrativas e paródias.

Recursos
Dia/mês
Atividade Desenvolvida
Total de aulas
02/05
Apresentação do projeto aos alunos
1 aula
03 a 05/05
Leitura de diversos textos em sala com livros e virtual na STE
3 aulas
09 a 12/05
Estudo detalhado da composição textual dos diversos gêneros textuais
4 aulas
16 a 20/05
Seleção e organização dos textos
5 aulas
23 a 26/05
Textos narrativos
4 aulas
30 a 31/05
Textos informativos e científicos
4 aulas
01 e 02/06
Músicas, poemas e paródias
4 aulas
06 a 09/06
HQ , tirinhas gibis
4 aulas
13 a 16/06
Reportagens , entrevistas, jornalísticos
4 aulas
17 a 20/06
Piadas charges e entretenimento
4 aulas
20 a 30/06
Propagandas, logotipos, slogans
4 aulas
04 a 06/07
Ensaios para a apresentação dos textos “Chapeuzinho Vermelho Moderno”
3 aulas
07/07
Encerramento com a apresentação dos tipos de textos
através da recriação do teatro Chapeuzinho Vermelho
2 aulas
  Avaliação Os alunos serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento do projeto, será observado o interesse e pontualidade na execução das atividades propostas. As produções textuais serão avaliadas e contadas como notas mensais. Serão desenvolvidas atividades que avaliem os itens abaixo: *Leitura autônoma. *Leitura em voz alta individual. *Leitura colaborativa. *Leitura programada. *Leitura de escolha pessoal. * Interpretação oral – escrita – ilustrada e dramatizada Ao final espera-se que o aluno: Demonstra compreensão do sentido global dos textos, identificando informações explícitas e implícitas de tempo, lugar, ações e personagens. Ampliar o repertório lingüístico e gramatical. Reconhecimento da tipologia textual. Produção de texto, modificando a tipologia: transformando prosa em história em quadrinhos, quadrinha, poema, música... Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação... Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história. Descrição dos personagens e ambientação. Dramatização do gênero textual. Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa. Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever. Bibliografia * PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais – Brasília 1998 *PDE - GESTAR II - TP 3 ~Gêneros e tipos textuais. Fábulas – Brasília 2008 *LAJOLO, Marisa. - Livro didático um manual do usuário.Em aberto - Brasília 1996 *GERALDI, João Wanderley (org.). - O texto na sala de aula: leitura e produção. 3. ed. Cascavel : ASSOESTE 1984 *SOARES, Magda Becker. – Um olhar sobre o Livro didático – Belo Horizonte 1996
Abaixo Alunos Apresentando o Projeto.
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