Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Diretora: Maria Luciene dos Santos
Coordenadora: Renata Ap. Machado
Disciplinas : Ciências e Geografia
Professora : Cilene Paes de Barros
Turmas: 4º ano B e C e 5º ano C
Período: Vespertino
Números de Alunos: 69 alunos
Definição do Tema: A Floresta e o Solo e suas diversidades e causas – desmatamento, queimada e proteção.
Justificativa
A floresta esta muito mais próxima das pessoas do que imaginamos.Trabalhamos com a biodiversidade da floresta , e o que encontramos dentro dela? E o cuidado com ela? E as causas que o homem interfere junto a fauna?
Objetivo
Perceber as causas do descuido da floresta , solo e fauna. Introduzir conhecimento da importância da preservação. Aproximar o aluno no seu ambiente cotidiano.
Conteúdo: Noção da biodiversidade. Elaboração de desenhos de observação. Características da floresta, solo e fauna.
Metodologia/procedimento /cronograma
13/10 - Início projeto, visita fragmento de mata e observação registrado com fotos – turma 5º ano “C”
14/10 -Visita fragmento de mata observação do solo turma 4º ano “B e C”.
Desenvolvimento em desenho da observação 5º ano C.
18,19/10 - Trabalho com leitura de artigos em revistas relacionado ao solo e suas causas como destruição pela chuvas e desmoronamentos. Fotos da atualidades 4º ano “B e C”.
20/10 - Confecção de cartazes 5º ano C.
21/10 - Aula na Sala de tecnologia, pesquisa sobre as florestas, vídeos e artigos. 5º ano C. Confecção de Cartazes 4º ano “B e C”.
25/10 - Aula de tecnologia com pesquisa sobre o Solo, vídeos e artigos 4º ano “B e C”.
26,27/10 - Fixação dos Cartazes no Corredor 4º ano “B e C” e 5º ano C.
Recursos Materiais utilizados
Sala de Tecnologia, Livros, Computadores com internet, Câmera digital, cartolina, Lápis, cola, tesoura, régua, Lápis de cor.
Recursos Humanos
Alunos, Professores, Professor da sala de tecnologia, Coordenação, Direção.
Avaliação
Foi desenvolvido com muita alegria, os alunos tiveram ótima participação, todos gostarão e foi muito aproveitado para o conhecimento de todos,obtive colaboração dos inspetores e porteiro juntamente coma coordenação e direção.
Referências Bibliográficas
ROCHA.C.Ronaldo;GIOPPO.Christiane;BARRA.M.Maria.PRÁTICAS EDUCATIVA CIÊNCIAS NATURAIS:2008.p.317.IESDE BRASIL.S/A Curitiba-PR.
MEDEIROS.Paulo.C.PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS-GEOGRAFIA.2006.IESDE BRASIL.S/A Curitiba-PR.
Apresentação do Projeto
Diretora: Maria Luciene dos Santos
Coordenadora: Renata Ap. Machado
Disciplinas : Ciências e Geografia
Professora : Cilene Paes de Barros
Turmas: 4º ano B e C e 5º ano C
Período: Vespertino
Números de Alunos: 69 alunos
Definição do Tema: A Floresta e o Solo e suas diversidades e causas – desmatamento, queimada e proteção.
Justificativa
A floresta esta muito mais próxima das pessoas do que imaginamos.Trabalhamos com a biodiversidade da floresta , e o que encontramos dentro dela? E o cuidado com ela? E as causas que o homem interfere junto a fauna?
Objetivo
Perceber as causas do descuido da floresta , solo e fauna. Introduzir conhecimento da importância da preservação. Aproximar o aluno no seu ambiente cotidiano.
Conteúdo: Noção da biodiversidade. Elaboração de desenhos de observação. Características da floresta, solo e fauna.
Metodologia/procedimento /cronograma
13/10 - Início projeto, visita fragmento de mata e observação registrado com fotos – turma 5º ano “C”
14/10 -Visita fragmento de mata observação do solo turma 4º ano “B e C”.
Desenvolvimento em desenho da observação 5º ano C.
18,19/10 - Trabalho com leitura de artigos em revistas relacionado ao solo e suas causas como destruição pela chuvas e desmoronamentos. Fotos da atualidades 4º ano “B e C”.
20/10 - Confecção de cartazes 5º ano C.
21/10 - Aula na Sala de tecnologia, pesquisa sobre as florestas, vídeos e artigos. 5º ano C. Confecção de Cartazes 4º ano “B e C”.
25/10 - Aula de tecnologia com pesquisa sobre o Solo, vídeos e artigos 4º ano “B e C”.
26,27/10 - Fixação dos Cartazes no Corredor 4º ano “B e C” e 5º ano C.
Recursos Materiais utilizados
Sala de Tecnologia, Livros, Computadores com internet, Câmera digital, cartolina, Lápis, cola, tesoura, régua, Lápis de cor.
Recursos Humanos
Alunos, Professores, Professor da sala de tecnologia, Coordenação, Direção.
Avaliação
Foi desenvolvido com muita alegria, os alunos tiveram ótima participação, todos gostarão e foi muito aproveitado para o conhecimento de todos,obtive colaboração dos inspetores e porteiro juntamente coma coordenação e direção.
Referências Bibliográficas
ROCHA.C.Ronaldo;GIOPPO.Christiane;BARRA.M.Maria.PRÁTICAS EDUCATIVA CIÊNCIAS NATURAIS:2008.p.317.IESDE BRASIL.S/A Curitiba-PR.
MEDEIROS.Paulo.C.PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS-GEOGRAFIA.2006.IESDE BRASIL.S/A Curitiba-PR.
Apresentação do Projeto