Projeto Fábulas Fabulosas

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Diretora : Maria Luciene dos Santos
Coordenadora: Florência Celestrino e Renata Machado
Professora responsável: Luiza Cristina Alves Borges de Lira
Turma: 4º ano “B” e “C” - Vespertino

Projeto: Fábulas Fabulosas

Justificativa

A Escola Municipal Prefeito Sírio Borges localiza-se na área central, na Rua Juviano Medeiros, número 1100, atualmente conta com 600 alunos distribuídos no período matutino e vespertino, nas séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental, séries iniciais de 1º ano a 5º ano e séries finais de 6º ano a 9º ano. A grande maioria dos alunos é de classe média baixa, muitos deles da zona rural, os demais dos bairros mais próximos.
O 4º ano “B” e “C”, do período vespertino, possui em média 20 alunos em cada sala, alguns fora da faixa etária, às idades variam de 8 a 15 anos, muitos alunos são da zona rural, fazendas e assentamentos. Logo após a sondagem, no início do ano observei o grande interesse que textos de fábulas despertaram na turma. Vários alunos conheciam algumas clássicas e gostam muito de animais, pois a maioria vive no campo.
Esse projeto nasceu do interesse dos alunos pelo tipo de texto e procurando conciliar as teorias preconizadas nos PCNs, as quais indicam a importância de se trabalhar os temas transversais e trabalhar com diversos gêneros textuais, tem-se as fábulas como recurso.
Considerando que a fábula é uma tipologia textual, segundo as TP do Programa Gestar II, sua principal função é instigar discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através do projeto didático intitulado: FÁBULAS FABULOSAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
O contato com textos no dia-a-dia do aluno exercita capacidade de reconhecer os fins para os quais este ou aquele texto é produzido. A fábula além de ser um texto com certo humor, ação, entretenimento, ele também pode ser explorado pela moral. Nos dias de hoje é muito importante estar sempre resgatando valores, às vezes esquecidos, ou mesmo utilizados de forma inversa.
De um modo geral os alunos não demonstram boas maneiras, uns com os outros, cada moral segue como um ensinamento. Exemplos como solidariedade, amizade, companheirismo, não mentir, não usar de má fé, não desejar o mal e outros itens relacionados a moral, ética e bom convívio social
De acordo com sugestões do PCN Temas Transversais a utilização de textos como as fábulas se desloca do conteúdo curricular abstrato para a realidade palpável enfatiza a reflexão e a prática sobre a Ética e a Cidadania e respeito às diferenças (Pluralidade Cultural), já que esse gênero caracteriza-se por ser uma narrativa que traz figurativizada uma moralidade.
Segundo o jornalista e escritor Millôr Fernandes, “a inspiração parece inconsciente acho que o núcleo é uma vivência qualquer (imagem, leitura, cor, som,) antes arquivada e de repente, por qualquer motivo ressuscitado. Mas meu caso é muito especial: não sou um escritor, sou um profissional de escrever, comecei aos 13 anos por influência de leituras na escola”.
Portanto trabalhar temas atrativos desenvolve a leitura, a escrita. e a argumentação, bem como mudanças de comportamento, já que discutiu-se muito sobre Ética, Cidadania e respeito às diferenças (Pluralidade Cultural). É pertinente dizer ainda que oportunize integração com outras disciplinas, sobretudo Ciências por apareceram animais nas narrativas, História e Geografia por tratar de reflexão sobre a sociedade e Artes já que produziu-se gravuras ilustrando os textos e procurou-se dramatizar as narrativas.

Para FEITOSA (2000), "escrever é parte inerente ao ofício do pesquisador" e não costuma ser tarefa fácil para ninguém. Normalmente, as pessoas "sofrem" muito quando têm que colocar suas idéias no papel. Devido a esse problema que enfrentamos no cotidiano trabalhar produção de forma lúdica, dramatizando , ilustrando facilita essa difícil tarefa.
De acordo com GERALDI (1984), “Um escritor precisa ler para observar e absorver o que foi lido. Um escritor precisa ler para se enriquecer culturalmente. Não há um bom escritor que não seja um leitor voraz com fome de informação, com fome de formação. Um escritor precisa ler bons textos para escrever bons textos”. Concluindo um bom escritor é sempre um bom leitor e a partir de textos que despertam o interesse coletivo é mais fácil incentivar o gosto pela leitura e produção.
O projeto está de acordo com a proposta pedagógica da escola que visa um ensino construtivo, onde o professor é o mediador, levando o aluno a construir habilidades e competências, assim como também está inserido no Programa GESTAR II.

Objetivo geral

Despertar no aluno o prazer pela leitura através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico. Apropriado nesse tipo de texto e possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e propiciar reflexão, compreensão e interpretação de texto, discutindo a ética, cidadania, comparando uma mesma fábula em versões diferentes, denotando que cada sociedade e que cada cultura e até cada indivíduo tem os seus valores morais e éticos e assim o texto os revela. O objetivo foi ainda, além de trabalhar com a interpretação, trabalhar com a produção de texto.


*Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
*Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
*Desenvolver o imaginário. Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
*Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
*Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.
*Compreender a moral implícita no texto, incutindo como valor moral.
*Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.
*Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
*Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
*Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.
*Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.

Metodologia
 
O projeto foi aplicado na escola Municipal Prefeito Sírio Borges, no 4º ano “B” e “C”, período vespertino.
A primeira parte da aplicação do projeto foi leitura e interpretação de várias fábulas, análise das moralidades e reflexões sobre a mesma. Assim podem-se confrontar as fábulas, trabalhando a argumentação e a criticidade.
A segunda etapa caracterizou-se pela elaboração de textos para serem figurativizadas em fábulas. Os alunos compuseram textos na sala de aula e analise da moral. As fábulas clássicas foram reescritas em forma de teatro para posterior dramatização.
. *Conhecer várias fábulas.
*Leitura de várias fábulas clássicas e modernas, em livros ou na internet.
*Conhecer os principais clássicos de La Fontaine e Esôpo.
*Estudo detalhado da composição textual do gênero fábula.
*Pesquisa na sala de tecnologia e leitura de diversas fábulas e biografia dos autores.
*Encenação e apresentação de fábulas.
*Análise da moral pertinente a cada fábula.
*Produção de fábulas e ilustração das mesmas.
*Revisão e reestruturação das fábulas produzidas.

Recursos Materiais
Livros
Computadores com internet
Projetor de multimídias
Câmera digital
Papel sulfite, cartolina, cartão, Lápis, cola, tesoura, régua, Lápis de cor
Tintas
Fantasias
Impressora, Cartucho de tinta

Recursos Humanos
Alunos
Professores
Pais
Professor da sala de tecnologia
Coordenação
Direção

Cronograma


Dia/mês
Atividade Desenvolvida
Total de aulas
22/03
Apresentação do projeto aos alunos

1 aula
23/03 a 25/03
Leitura de várias fábulas clássicas e modernas em livros e virtual

6 aulas
28/03 a 04/04
Estudo detalhado da composição textual do gênero fábula, com pesquisa na internet.

6 aulas
05/04 a 15/04
Produção de fábulas e moral correspondentes

6 aulas
18/04 a 20/04
Pesquisa na sala de tecnologia e leitura de diversas fábulas e biografia dos principais autores

3 aulas
25/04 a 29/04
Análise da moral pertinente a cada fábula

4 aulas
02/05 a 06/05
Produção de fábulas e moral

4 aulas
09/05 a 17/05
Escrita e ilustração de fábulas
6 aulas
18/05 a 20/05
Revisão e reestruturação das fábulas produzidas

3 aulas
23/05 a 27/05
Produção e reescrita das fabulas para teatro
4 aulas
30/05 a 31/05
Confecção das máscaras e adereços para o teatro

2 aulas
01/06 a 08/06
Apresentação dos teatros das fábulas - Encerramento do projeto

2 aulas

Avaliação

Os alunos serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento do projeto, será observado o interesse e pontualidade na execução das atividades propostas. As produções textuais serão avaliadas e contadas como notas mensais.
Será desenvolvidas atividades que avaliem os itens abaixo:
Ampliar o repertório lingüístico e gramatical.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: transformando prosa em história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.

Bibliografia
* PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais – Brasília 1998
*PDE - GESTAR II - TP 3 ~Gêneros e tipos textuais. Fábulas – Brasília 2008
*FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. 4. Ed. São Paulo: Papirus, 1991.
*GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 3. ed. Cascavel: Assoeste,
*Millôr Fernandes Novas fábulas fabulosas - 1978 – Nórdica
*Millôr Fernandes100 Fábulas Fabulosas – 2003 – Record
* Fábulas de Esôpo - googlepages.com
* La Fontaine Fábulas Escolhidas". 124 fábulas, dividida em seis partes -1668

Apresentação do Projeto