Projeto:Brincando com as Cores e as Formas Geométricas


Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Diretora : Maria Luciene dos Santos
Coordenadora: Florência Celestrino e Renata Machado
Professora responsável: Dilma de Oliveira Persi e Márcia Aparecida Corrêa de Souza

Turma: Pré II “B” - Vespertino

Disciplinas: Artes Visuais, Matemática, Linguagem oral e escrita

Números de alunos: 17 alunos

Definição do tema: Brincando com as Cores e as Formas Geométricas.

Justificativa: A elaboração deste projeto, bem como a sua aplicação é fazer com que a criança conheça as cores e formas geométricas que estão presentes no seu espaço. É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las.
Através do computador os alunos entram em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa, onde adquirem conhecimentos relativos das partes que compõem o computador, como mouse, teclado, etc.

Objetivo:
•Estimular a criatividade, a concentração, atenção e a imaginação.
•Desenvolver percepções visuais, auditivas e a coordenação motora.
•Reconhecer, identificar e valorizar as cores e formas.
•Ampliar o vocabulário.

Conteúdos: Espaço e formas geométricas, cores primárias, coordenação motora, percepção visual e tátil, lateralidade, movimento e equilíbrio.

Flexibilidade: Neste trabalho realizado participou um aluno com deficiência intelectual, o qual esteve presente a profissional de apoio.

Metodologia:
- Será trabalhado com os alunos em sala ,as coordenações motoras, visuais e auditivas;
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam se olhar e interagir.
- Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e também sobre as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Interagir com as crianças comentando sobre as cores da natureza e os seres vivos como (peixes, mar e conchinhas).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem,incentivando a dizerem o nome e a cor.
- Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Colocar formas geométricas nas crianças e pedir para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um desenho de sorvete na casquinha,pedir que pintem apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir para que pintem apenas a parte retangular.
- Colar círculo amarelo numa folha com EVA.
- E no Laboratório de informática, através de jogos, será trabalhado as cores,nos desenhos para colorir, e o encaixe das formas geométricas, um recurso no desenvolvimento das atividades.

Recursos Materiais
EVA colorido,Papel sulfite , Lápis, cola, tesoura, Lápis de cor.
Sala de Tecnologia Educacional: Computadores com internet e Câmera Digital

Recursos Humanos
Alunos,Professores, Professora da sala de tecnologia, Coordenação e Direção.

Duração: Aproximadamente Vinte dias.

Avaliação: Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.

Bibliografia
Unesco. Novas tendencias no ensino da matemática,1973.
Piaget. A formação do símbolo na criança. Guanabara Koogan,1978.

Sites visitados no dia 13/06/2012 e 04/07/2012