Projeto Escolar


PROJETO ESCOLAR

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Ciências e Tecnologia.
Professora: Cilene Paes de Barros
Profissional de apoio:Romilde Gabriel dos Santos Rodrigues
Turmas: 3º ano C Período: Vespertino
Números de Alunos: 20 alunos
Tempo Estimado: uma semana
Definição do Tema: Pais e Escola – Uma Parceria Necessária

Justificativa:
É muito deficiente a presença de pais na escola. O rendimento de aprendizagem é fraco e persiste a falta de disciplina. Se os pais fizerem presença continuadamente podem aumentar os vínculos sociais.

Objetivo: Trazer os pais para participar junto ao aprendizado de seus filhos.

Conteúdo: Alfabetização, leitura, ortografia, números decimais, as quatro operações, problemas, meio ambiente: preservação da natureza, limites e regras, procedimento com o computador, noções básicas e jogos.

Flexibilidade: O trabalho realizado com os alunos com deficiência
mental foi com o apoio profissional que ajudava a desenvolver com destreza especial.

Metodologia/procedimento /cronograma

11/6 - Das 13h00min ás 15h00minhs. Abertura e apresentação do projeto PAIS E ESCOLA – UMA PARCERIA NECESSÁRIA com música de “O balão vai subindo” com letra de Boas Vindas aos Pais, cantada por todos os alunos, foi recitado por dois alunos uma poesia de Autoria da Professora Cilene (em anexo). Jogos de preencher lacunas dos textos e músicas “Atirei o pau no gato, Os Índiozinhos, O cravo e a Rosa” Jogos da forca e adivinhações.

12/06 - Das 15h30min ás 17h00min. Entrega de Boletim e Reunião aos pais, onde foi falado da participação na escola e foi estendido o convite para a participação das aulas do projeto.

13/06 - Das 15h15min ás 17h15min. Aula diferenciada de Matemática, com formação de grupos separados através de numeração iguais. Foi desenvolvido dois tipos de atividades: sequencia numérica, calculo mental de adição e subtração, formas geométricas, problemas. Foi cronometrado o tempo, com premiação aos vencedores.

14/06 - Das 15h15min ás 16h15min. Aula na sala de tecnologia, onde a professora Cristiene, apresentou aos pais os computadores, pois ainda não os conheciam, foi explicado o funcionamento, as habilidades e o conhecimento que seus filhos acessam. Após foi acessado jogos onde pais e filhos se divertiram.

14/06 - Das 16h15min ás 17h15min. Aulas diferenciadas de Ciências e Geografia onde a professora Leire, apresentou um slide referente aos cuidados com a água e todo o meio ambiente e a Professora Cilene exibiu um filme que ensina o ato do companheirismo e trabalho em grupo, com o filme Vida de Insetos.

15/06 - Das 16h15min ás 17h15min – Palestra com a Direção e a Coordenação: onde foi abordado o tema do projeto, fazendo o reforço de convencer os alunos a trazerem seus pais sempre que tiverem uma folga do trabalho para valorizar seus aprendizados e a escola. Trazendo-os para motivarem em suas conquista em jogos e recreações que a escola oferece. Ficou dito que a escola precisa dos pais assim como os alunos precisam da escola. E assim foi encerrado com agradecimentos a todos que participaram deste projeto.

 Após foi oferecido uma “comilança” em comemoração as festas juninas com pipoca, pé de moleque e bolo de fubá com refrigerante.
Recursos a serem utilizados: Internet, Câmera digital, papel sulfite, lápis, giz, lousa, DVD e TV.

Avaliação: Foram desenvolvidos com muita alegria, os alunos tiveram ótima participação, todos gostarão e foi muito aproveitado para o conhecimento de todos, e a parceria de pais alunos e escola será mantida em todos os programas diferenciados na escola. Obtive colaboração dos inspetores, porteiro, professores e coordenação e direção, onde fico muito grata pelo apoio.