PROJETO: DATAS COMEMORATIVAS

ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SÍRIO BORGES


DIRETORA: MARIA LUCIENE DOS SANTOS


COORDENADORA: ADRIANA JORIS



PROFESSORAS:


FRANCILENE ALENCAR AMARAL


LUIZA CRISTINA ALVES BORGES DE LIRA


LURDES FATIMA VIANA PRESTES








PROJETO: DATAS COMEMORATIVAS






Projeto Educacional Interdisciplinar desenvolvido no Ensino Fundamental com no período matutino e vespertino envolvendo os professores e a coordenação pedagógica.





RIO BRILHANTE – MS
 FEVEREIRO A NOVEMBRO/ 2012


SUMÁRIO

1- JUSTIFICATIVA
2- OBJETIVOS
2.1- OBJETIVO GERAL
2.2- OBJETIVOSESPECÍFICOS
3- METODOLOGIAS
3.1- METODOLOGIADA COORDENAÇÃO
3.2-METODOLOGIA DA PROFESSORA LUIZA
3.3- METODOLOGIADA PROFESSORA LURDES
3.4- METODOLOGIADA PROFESSORA FRANCILENE
4- RECURSOS
5- CRONOGRAMAS
5.1- CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO
5.2- CRONOGRAMA DA PROFESSORA LUIZA
5.3- CRONOGRAMADA PROFESSORA LURDES
5.3- CRONOGRAMADA PROFESSORA FRANCILENE
6- AVALIAÇÕES
6.1- AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO
6.2- AVALIAÇÃO DA PROFESSORA LUIZA
6.3- AVALIAÇÃO DA PROFESSORA LURDES
6.4- AVALIAÇÃO DA PROFESSORA FRANCILENE
7-CONCLUSÃO
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9- ANEXOS

1 – JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Prefeito Sírio Borges situa-se está localizada no Centro da cidade, em um amplo espaço físico, atendendo alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental totalizando 593 alunos.
Nossos alunos são oriundos dos bairros próximos e mais afastados da escola, de fazendas, assentamentos. É um grupo bastante heterogêneo, alguns alunos indígenas, o que propõe desafios na construção do processo ensino-aprendizagem.
No início do ano quando escrevemos o plano de trabalho, reservamos um momento para decidir e conversar com os professores sobre os projetos que seriam desenvolvidos no decorrer do ano letivo, e entre eles ficou decidido que trabalharíamos as datas comemorativas.
O projeto visa resgatar em nossos alunos um pouco da história de cada data comemorativa, que possam ser exploradas por cada educador dentro da sua disciplina com atividades interessantes e criativas onde os alunos possam estudar cada data relembrando e fixando a aprendizagem dos conteúdos das diferentes disciplinas.
A metodologia de trabalho por projetos nos remete a ideia de liberdade, de criatividade, que admite modificações no processo de aprendizagem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
a elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido a natureza e a diversidade dos conteúdos, que ele oferece e também seu caráter interdisciplinar.”( R.C.N., vol.3, p.201,1998)
Com esta metodologia o educador ao trabalhar as datas que são consideradas importantes com os alunos, pode aproveitar para buscar referências históricas como: textos, imagens, atividades, técnicas, obras de arte, etc., e trabalhar de forma interdisciplinar com inúmeros conteúdos nas diferentes disciplinas, pois se trabalhado com embasamento teórico, amplia-se o conhecimento do alunado e favorece o ensino-aprendizagem. Segundo Vygotsky:

(...) o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das crianças (Vygotsky, 1984, p. 101).
As datas comemorativas estão sempre presentes em nossas reflexões porque estamos aprendendo a lidar com novas situações de aprendizagens para compor um currículo e ampliando os saberes já construídos. Diante disto devemos respeitar os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias sem empobrecer o trabalho pedagógico.
O pedagógico não está na atividade em si, mas na postura do educador, uma vez que não é a atividade em si que ensina, mas a possibilidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é que possibilita às crianças o acesso a novos conhecimentos.” (Machado,1996, p.11).
Os alunos tomam contato com as informações sobre as datas comemorativas, temas da atualidade nos lugares que frequenta através dos meios de comunicação e outros, e muitas vezes sem entender o significado de cada data, assim as mesmas representam temas geradores, através dos quais os educandos tomam contato com a realidade, podemos ressaltar que o pedagógico não está relacionado somente às atividades direcionadas pelo professor, mas em todos os momentos do cotidiano.
Portanto é necessário que tenhamos objetivos construtivos, o trabalho deve ser contextualizado para que possamos ampliar os conhecimentos de nossos alunos. Devemos instigar nossos alunos a refletir, entender, buscar significados, criar, fazer relações, enfim, fazer com que as datas não sejam meras obrigações na escola ou ainda épocas onde os lojistas fazem a festa e comemoram as boas vendas dos presentes.Barbosa afirma que
(...) pretende-se não só desenvolvera criatividade através do fazer arte, mas também através das leituras e interpretações do fazer das obras de arte.(...)Descontruir para construir, selecionar, re-elaborar, partir do conhecido e modificá-lode acordo com o contexto e a necessidade, são processos criadores, desenvolvidos pelo fazer e ver a arte, fundamentais para a sobrevivência no mundo cotidiano. (BARBOSA, 2000, p.160)
Alguns professores, inclusive os professores de Arte, se recusam em trabalhar datas, achando que isso não leva a aprendizagem, a criatividade, etc. Esses professores se enganam, pois se as datas forem exploradas de forma correta, elas podem ser um rico instrumento de aquisição do conhecimento, é necessário que o aluno entenda o surgimento dessas datas, que se busquem referências na história, que seja solicitado aos educandos pesquisas e a partir delas, os alunos possam criar seus textos, experimentar materiais diferenciados, colocar seu próprio estilo e sua marca naquilo que estão fazendo e entenderem que as datas não são apenas uma obrigação de trabalho no conteúdo estudado e sim temas que possibilitam de forma diferenciada a aprendizagem.
2– OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVO GERAL
Identificar e trabalhar as datas do calendário de forma a aplicar o conhecimento de mundoe proporcionar que entenda a realidade na qual está inserida;

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO
  • Propor uma experiência interdisciplinar através do lúdico, utilizando o componente simbólico imaginário presente nas ações criadoras das crianças, como ponto de partida para construção do conhecimento e estruturação do seu papel social;
  • Auxiliar na aquisição da autonomia, da auto-estima e da iniciativa;
  • Trabalhar conteúdos da proposta pedagógicade forma significativa, através das datas comemorativas;
  • Desenvolver a expressão verbal;
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Resgatar valores culturais;
  • Proporcionar momentos de interação grupal;
  • Propor uma experiência interdisciplinar através do lúdico, utilizando o componente simbólico imaginário presente nas ações criadoras das crianças, como ponto de partida para construção do conhecimento e estruturação do seu papel social.
.3 – METODOLOGIA
3.1- METODOLOGIA DA COORDENADORA
*Montagem dos cronogramas para se trabalhar algumas datas comemorativas como um todo, com gincana e apresentações;
*Organização, escrita do projeto, bem como da fundamentação teórica;
*Pesquisas;
*Fornecimento de apostilas ou sugestões para trabalhar algumas datas;
*Registro fotográfico;
*Planejamento de atividades extra-classe de acordo com as datas comemorativas;

3.2- METODOLOGIA DA PROFESSORA LUIZA CRISTINA
História
*Leitura em livros na biblioteca, ou pesquisa na Sala de Tecnologia sobre o histórico de cada data comemorativa.
*Fazer comentários e estudos individuais ou em grupos, debate de temas em destaques nas aulas.
*Ler e discutir reportagens sobre o assunto abordado.
Português
* Despertar o prazer da leitura e incentivar a produção escritaatravés do estudo e leitura de poemas .
*Trabalhar o gênero literário poema conceituando versos, estrofes e rimas.
* Conhecer obras e biografia de vários poetas brasileiros.
*Conhecer as diferentes figuras da linguagem poética: metáfora, prosopopeia, comparação, repetição e hipérbole.
*Apresentação de poemas cinéticos e acrósticos.
*Propor a produção de poemas, versos, quadras ou acrósticos de cada data trabalhada.
3.3- METODOLOGIA DA PROFESSORA LURDES
*Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na sala;
*Aula expositiva e explicativa;
* Uso de textos e esquemas de explicação no quadro;
*Cruzadinha;
*Histórias em quadrinhos;
*Pesquisa na STE;
*Filmes relacionado aos conteúdos;
*Relatórios de filmes;
*Produções de textos;
*Seminários;
* Aplicação de atividades para fixar o que foi explicado;
*Provas.
Como as metodologias citadas, as datas comemorativas serão trabalhadas com o intuito de resgatar momentos históricos que foram importantes nas histórias dos povos, principalmente nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Portanto, citei algumas datas trabalhadas. No entanto, várias outras não foram citadas.

17 DE FEVEREIRO – CARNAVAL – Todos os anos
O objetivo de trabalhar o carnaval com os alunos é mostrar o quanto devemos agradecer a Deus pelas coisas boas que recebemos, e não só pedir.
O carnaval, festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. era realizada também em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. No entanto, mais tarde também passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica.

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 6º ao 9º ano
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. O principal objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Conscientizando o aluno (a) da necessidade de terminar com o preconceito como: Violência masculina, jornada excessiva de trabalho ou dupla jornada trabalhando fora e fazendo o serviço de casa, ou seja, acabar com qualquer desvalorização contra a mulher. Sendo que muitas ainda sofrem tendo salário inferior ao dos homens, mesmo praticando a mesma tarefa.
Após fazer uma leitura compartilhada com os alunos, esclareci o motivo pelo qual se considera o dia oito de março.

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO - 6º e 7º anos
Os conteúdos sobre os indígenas no Brasil estão nos livros dos 6º, 7º e 8º anos, mas é principalmente no 6º e 7º anos que se trabalha mais. E ao trabalhar estes conteudos não devemos deixar de relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tiveram e tem na nossa história. Um povo que foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores. Também temos que mostrar sua importância no contexto histórico do Brasil. Eles fizeram com que o nosso passado e por que não dizer o nosso presente, seja rico e interessante. Temos tratamentos medicinais caseiros, comidas típicas e métodos de plantios transmitidos da cultura dos Índios. Também é necessário que se trabalhe a miscigenação existente no nosso país, e deixar claro que todos somos descendentes das três raças: ìndio, negro e branco.

PÁSCOA - 6º ao 9º ano
Ao trabalhar a Páscoa com os alunos, não devemos deixarduvidas do seu significado, Principalmente por se tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, e a maioria dos nossos alunos se dizem cristãos. Os símbolos da páscoa vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate. Porém, é necessário esclarecer que o importante não são os ovos ou coelhos de chocolate. Sendo a principal finalidade, resgatar os valores cristãos representando a ressurreição de Cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além de trocas de chocolate. Também, é necessário que os alunos compreendam o sentido religioso da data comemorativa, que é a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho, fertilidade, renascimento, esperança de um mundo melhor, etc. E que é isso o mais importante até porque nossos alunos são de famílias de poder aquisitivo baixo e que muitas vezes não tem condições de comprar o necessário para a subsistência, muito menos terá condições de comprar ovos de chocolate.
14 DE JULHO DE 1789 - REVOLUÇÃO FRANCESA - 8º ano A e B
Ao trabalhar esta data e necessário conscientizar o aluno da importância dessa Revolução para o resto do mundo, principalmente para nós brasileiros. Este movimento exerceu grande influência sobre a liberdade e o respeito dos direitos humanos. Seus princípios fundamentais estão hoje inscritos nas Constituições de todos os países democráticos, inclusive na Constituição Federal Brasileira de 1988.
Sobre os nomes" Liberdade, Igualdade e Fraternidade" populares franceses tomaram , em 14 de julho de 1789 um dos símbolos do totalitarismo, a Bastilha ( prisão onde era encarcerados adversários do regime absolutista. Esse foi o estopim do que ficou conhecido como a Revolução Francesa.
Essa revolução também passou a constituir o marco divisor entre a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, e ainda é considerada o evento de maior importância para a humanidade, produzindo frutos até hoje.
FESTAS JUNINAS OU JULINAS – 6º ao 9º anos.
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus nas diversas regiões do país, tornando características particulares em cada uma delas.  
07 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 8º ANO A e B
È necessário que o aluno entenda que o processo de Independência na América Latina, não ocorreu de forma homogênea para todos os países. Há locais onde a luta foi mais intensa e outros onde o processo ocorreu devido a acontecimentos que atingiam os países europeus, acabava assim tendo repercussões nas colônias espanholas e também na colônia portuguesa, ou seja, o Brasil. Acelerando desta forma o processo de crise do sistema colonial que resultaria na independência dos territórios americanos.
3.4- METODOLOGIA DA PROFESSORA FRANCILENE
1- Apresentação do projeto para os alunos;
2. Leitura de poesias de diversos temas
3. Pesquisa sobre as principais datas comemorativas;
4. Pesquisa na sala de Tecnologia da vida e obra de poetas famosos;
5. Estudo da estrutura dos textos poéticos;
6. Produção de poesias;
7. Revisão dos textos produzidos;
8. Reescritas dos textos.

4 – RECURSOS
Recursos Humanos: alunos, professor, coordenação, direção e pais de alunos.
Recursos Pedagógicos: revista, livros, cola, tesoura, papéis (diversos), cartazes, pincel atômico, cadernos, lápis de cor, lápis, borracha, caneta, panos, materiais diversificados para a realização de algumas gincanas, etc.
Recursos Tecnológicos: câmera fotográfica, televisão, aparelhos de som e DVD, sala de tecnologia, blog da escola.

5 – CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES
5.1 – Coordenadora: Adriana Joris
DIA/ MÊS
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
09/02/2012
10/02/2012

02h/aulas
02h/aulas

# Iniciação da Justificativa e objetivos do projeto.
12/02/2012
02h/aulas
# Montagem do cronograma dos professores responsáveis de montar o painel com uma data comemorativa do mês.
13/02/2012



02h/aulas

#Escolha das músicas carnavalescas para serem ouvidas e dançadas pelos alunos.
17/02/2012
01h/aulas
# Organização do momento carnavalesco com os alunos no varandão da escola com todos os professores.
05/03/2012
06/03/2012
07/03/2012
02h/aulas
02h/aulas
02h/aulas
# Organização da rifa de páscoa para ser vendida em prol do aluno, ou seja em doces para todas as turmas.
08/03/2012
01h/aula
#Definição dos professores que ficarão responsáveis em fazer a confraternização da páscoa em cada sala de aula, conforme a última aula do dia.
04/04/2012
01h/aula
# Confraternização da páscoa;
# Sorteio da rifa.
02/07/2012
03/07/2012
02h/aulas
# Montagem da gincana junina com atividades diferenciadas, ou seja, as provas que serão realizadas no dia da gincana: corrida do saco, dança da laranja, batata quente, cabo de guerra, caixa de fósforo, vestir o bambolê, corrida de bastões, corrida dos amarrados,pau de sebo, mordida na maçã, dança.
03/07/2012
01h/aula
#Definição da pontuação e premiação das equipes.
04/07/2012
03h/aula
# Definição dos professores responsáveis por cada cor, onde os alunos participantes serão do 3° ano ao 9° ano, a cor que cada aluno pertence foi definida conforme a lista de presença, feita por mim numa sequencia das cores.
11/07/2012
01/aula
# Organização dos materiais necessários para a gincana.
13/07/2012
04h/aulas
#Realização da gincana junina, bem como organização das provas com as equipes e anotação da pontuação para posteriormente termos os resultados para divulgarmos a equipe campeã.
02/08/2012
02h/aulas
#Montagem das atividades que serão realizadas no dia da gincamática juntamente com os professores da disciplina de matemática, bem como a premiação.
06/08/2012
02h/aulas
#Distribuição dos professores responsáveis por cada turma-cor no dia da gincana.
10/8/2012
01h/aula
#Distribuição dos alunos que participarão de cada cor na sala de aula.
10/08/2012
03h/aulas
#Realização da gincamáticaem comemoração ao “Dia do Estudante”, organização das provas com as equipes e anotação da pontuação para posteriormente termos os resultados para divulgarmos a equipe campeã.
15/08/2012
02h/aulas
#Sorteio na hora do intervalo para escolhermos as turmas que ficarão responsáveis pelas apresentações na “Semana da pátria”;
#Montagem do cronograma com as turmas sorteadas e a qual professor ficará responsável pela apresentação e quais turmas irão assistir.
16/08/2012 a 06/09/2012
Utilizamos 30 minutos no dia citado ao lado
#Escolha da música e montagem da coreografia juntamente com os alunos sob minha orientação;
# Ensaio com os três alunos que vão cantar e fazer a coreografia no dia 07 de setembro na praça Dr. Boaventura, em fechamento a “Semana da Pátria”.
03/09 a 06/09
Utilizamos 30 minutosda última aula em cada dia citado ao lado.
#Hasteamento e arreamento da bandeira e hino nacional;
#Apresentações.
07/09/2012
01h/aula
# Apresentação da música e coreografia ensaiada pelos três alunos com a minha orientação;
#Música: Meu país (Lauriete).
05/10/2012
01h/aula
# Montagem do cronograma do “Dia da criança” que será realizado no dia dez de outubro de 2012.
05/11/2012 a 13/11/2012
01h/aula em cada dia citado
# Organização do projeto com os educadores, bem como a finalização do mesmo.

5.2 – Professora: Luiza Cristina Disciplina: Língua Portuguesa e História
MÊS
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
Fevereiro
04/ aulas
Elaboração do projeto

02/ aulas
Apresentação do projeto
Março
04/ aulas
Estudo do gênero poético

04/ aulas
Estudo de versos, estrofes e rimas

04/ aulas
Leitura de poesias
Abril
02/ aulas
Pesquisa de obras e biografia dos poetas brasileiros

02 /aulas
Pesquisa sobre a Páscoa

02/ aulas
Produção de mensagem e cartão de Páscoa

02/ aulas
Produção de poesias sobre a Páscoa
Maio
02/ aulas
Pesquisa sobre o dia das mães

02 /aulas
Produção de acróstico com o nome da mãe
Junho
02/ aulas
Pesquisa sobre o dia do meio ambiente

02 /aulas
Leitura de reportagens sobre o meio ambiente e poluição do planeta

02/ aulas
Leitura da música Planeta Água e interpretação

02/ aulas
Pesquisa sobre o dia dos namorados

02/ aulas
Produção de poesias sobre o amor, namoro, paixão
Julho
02 /aulas
Pesquisa sobre as festas juninas

02 /aulas
Produção de quadrinhas e versinhos caipiras
Outubro
02 h/aulas
Pesquisa sobre o Dia do Professor e Dia da Criança

02/ aulas
Produção de poemas e versos sobre a criança e o professor
Novembro
02/ aulas
Apresentação e leituras das poesias selecionadas.

5.3 – Professora: Lurdes Disciplina:História
MÊS
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS
Fevereiro
17-02

4 h/ aulas

- Trabalhar com todas as turmas sobre o carnaval.
Março
08-03

4 h/ aulas


- Trabalhar com todas as turmas do 6º ao 9º ano sobre o Dia Internacional da Mulher, fazendo uma leitura compartilhada e depois esclarecendo aos alunos o acontecimentoque fez com que se comemore neste dia.
Abril
04-04

4 h/ aulas

- Trabalhar com todas as turmas sobre a Páscoa.
Maio
12-05


15-05
17-05
18-05

2 h/ aulas


2 h/ aulas
1 h/ aulas
1 h/ aula
( Trabalhando sobre o Índio no 6º ano A e B)
- Leitura e comentários sobre os primeiros habitantesda América , do Brasil e do Mato Grosso e também do atual Mato Grosso do Sul. ( 6º ano a e b ).
- Atividades. ( 6º ano A e B ).
- Correção das atividades. ( 6º B ).
- Correção das atividades. ( 6º A ).
Junho
05-06

08-06
12-06
14-05
15-05

2 h/aulas

1 h/ aula
2 h/ aulas
1 h/ aula
1 h/ aula
( Trabalhando sobre o Índio no 7º ano A e B )
-Leitura e comentários sobre “ Os primeiros habitantes da América e a chegada dos europeus.” ( 7º ano A e B ).
-Continuação da leitura no 7º ano A
- Atividades. ( 7º ano a e b ). Obs: concluir em casa.
- Correção das atividades. ( 7º ano B ).
- Correção das atividades. ( 7º ano A ).
Julho
05-07
10-07




12-07
13-07


13-07


27-07

27-07
30-07
31-07
03-08

2 h/ aulas
4 h/ aulas




1 h/aula
1 h/aula


2 h/ aulas


1 h/ aula

1 h/ aula

1 h/aula
1 h/aula
2 h/aulas

- Quadrilhas com todas as turmas.
- Filme “ O Apocalíptico ” ( 7º ano A e B )
Observação. Usei aulas de outros professoresdevido ao filme ser extenso.
Observação- Este filme trabalha os nativos e a chegada dos europeus a América .
- Relatório do filme. ( 7º ano B ).
- Relatório do filme. ( 7º ano A ).

Observação-Conteúdo sobre a Revolução Francesa
- Leitura ecomentários sobre a Revolução Francesa.
( 8º ano A e B ). Observação: Os alunos devem concluir a leitura em casa.
- Atividades incluindo cruzadinha como tarefa de casa.
( 8º ano A).
- Atividades incluindo a cruzadinha como tarefa de casa.
( 8º ano B ).
- Correção das atividades. ( 8º ano A).
- Correção das atividades. ( 8º ano B).
- Prova sobre o conteúdo “ A Revolução Francesa ). 8º ano
A e B.
Setembro

03-09

04-09

10-09
11-09
14-09
21-09


24-09

25-09

28-09



1 h/ aula

1 h/ aula

1 h/ aula
1 h/aula
2 h/ aulas
2 h/ aulas


1 h/ aula

1 h/aula

2 h/aulas

Observação: estes conteúdos trabalha sobre a Independência do Brasil.
- Leitura e comentários sobre " A Independência da América Portuguesa" ( Brasil ). ( 8º ano A ).
-Leitura e comentários sobre " A Independência da América Portuguesa" ( Brasil ). ( 8º ano B ).
- Atividades ( 8º ano A ).
-Atividades ( 8º ano B ).
-Correção das atividades.( 8º ano A e B ).
- Fazer uma " História em quadrinhos sobre A Independência da América Portuguesa. ( 8º ano A e B ).
Observação: Concluir em casa.
- Leitura e comentários sobre " O Primeiro Reinado".
( 8º ano A).
- Leitura e comentários sobre " O Primeiro Reinado ".
( 8º ano B ).
- Continuação da leitura e comentários sobre " O Primeiro Reinado " ( 8º ano A).
Outubro
01-10
02-10
05-10
08-10
09-10
16-10

19-10

22-10
23-10
29-10
30-10

1 h/ aula
1 h/ aula
2 h/ aulas
1 h/aula
1 h/aula
1 h/aula

2 h/aulas

1 h/aula
1 h/aula
1 h/aula
1 h/aula

- Atividades com o 8º ano A.
- Atividades com o 8º ano B.
- Correção das atividades. ( 8º ano A e B ).
- Prova com o 8º ano A.
- Prova com o 8º ano B.
-Leitura e comentários sobre " O Estado Imperial Consolidado ". ( 8º ano B ).
-Leitura e comentários sobre " O Estado Imperial Consolidado ". ( 8º ano A e B).
- Atividades com o 8º ano A.
- Atividades com o 8º ano B.
- Correção das atividades do 8º ano A.
- Correção das atividades do 8º ano B.
Novembro
05-11

09-11
12-11


1 h/ aulas

1 h/aula
1 h/aula

- Pesquisana STE sobre os temas para apresentação de seminário. ( 8º ano A )
- Apresentação de seminários 8º ano A.
- Continuação da apresentação do seminário do 8º ano A.

5.4 – Professora: Francilene Disciplina: Língua Portuguesa
MÊS
EXECUÇÃO

QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS
AÇÕES A SEREM
DESENVOLVIDAS

FEVEREIRO
01h/aula

  • Apresentação do projeto aos alunos
MAIO

03h/aulas



02h/aulas

  • Pesquisa na STE sobre a origem de algumas datas comemorativas.
  • Leitura em sala de aula de poesias;

JUNHO

02h/aulas

  • Socialização das leituras.

AGOSTO E SETEMBRO


04h/aulas

04h/aulas

  • Estudo da estrutura do poema;
  • Produção de textos sobre algumas datas comemorativas;

OUTUBRO E NOVEMBRO
04h/aulas

04h/aulas
  • Revisão dos textos produzidos;
  • Reescritas dos textos produzidos pelos alunos.

6 – AVALIAÇÕES

6.1 – Coordenadora
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo, através da realização das atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a realização das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.

6. 2– Professora: Luiza Cristina
Os alunos serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento de cada etapa do projeto, será observado o interesse e pontualidade na realização das atividades propostas. As produções textuais poéticas serão avaliadas e contadas como notas mensais
Serão desenvolvidas atividades que avaliem os itens abaixo:
*Leitura autônoma;
*Leitura em voz alta individual;
*Leitura e declamação;
* Interpretação oral – escrita – ilustrada e dramatizada dos textos e poemas.

6. 3– Professora: Lurdes
Os alunos serão avaliados através de participação, colaboração, produção de textos, seminários, atividades, provas, relatórios de conteúdos, relatórios de filmes, histórias em quadrinhos, etc.

6. 4– Professora: Francilene
A avaliação deverá ser feita levando em consideração:
  • O avanço dos alunos em relação a leitura e escrita;
  • A participação dos alunos durante o desenvolvimento do projeto;
  • O relacionamento dos alunos entre si e com a professora;
  • Leitura e interpretação de textos poéticos;
  • Produção de textos poéticos;

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2000.
MACHADO, N. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em aberto. Brasília, DF Vol. 10, n. 69 (jan./ mar. 1996).
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Secretaria de Educação.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

















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