ESCOLA MUNICIPAL
PREFEITO SÍRIO BORGES
DIRETORA:
MARIA LUCIENE DOS SANTOS
COORDENADORA:
ADRIANA JORIS
PROFESSORAS:
FRANCILENE
ALENCAR AMARAL
LUIZA
CRISTINA ALVES BORGES DE LIRA
LURDES FATIMA VIANA PRESTES
PROJETO:
DATAS COMEMORATIVAS
Projeto
Educacional Interdisciplinar desenvolvido no Ensino Fundamental com
no período matutino e vespertino envolvendo os professores e a
coordenação pedagógica.
RIO
BRILHANTE – MS
FEVEREIRO
A NOVEMBRO/ 2012
SUMÁRIO
1-
JUSTIFICATIVA
2-
OBJETIVOS
2.1-
OBJETIVO GERAL
2.2-
OBJETIVOSESPECÍFICOS
3-
METODOLOGIAS
3.1-
METODOLOGIADA COORDENAÇÃO
3.2-METODOLOGIA
DA PROFESSORA LUIZA
3.3-
METODOLOGIADA PROFESSORA LURDES
3.4-
METODOLOGIADA PROFESSORA FRANCILENE
4-
RECURSOS
5-
CRONOGRAMAS
5.1-
CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO
5.2-
CRONOGRAMA DA PROFESSORA LUIZA
5.3-
CRONOGRAMADA PROFESSORA LURDES
5.3-
CRONOGRAMADA PROFESSORA FRANCILENE
6-
AVALIAÇÕES
6.1-
AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO
6.2-
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA LUIZA
6.3-
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA LURDES
6.4-
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA FRANCILENE
7-CONCLUSÃO
8-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9-
ANEXOS
1 –
JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal
Prefeito Sírio Borges situa-se está localizada no Centro da cidade,
em um amplo espaço físico, atendendo alunos da Educação Infantil
ao 9º ano do Ensino Fundamental totalizando 593 alunos.
Nossos alunos são
oriundos dos bairros próximos e mais afastados da escola, de
fazendas, assentamentos. É um grupo bastante heterogêneo, alguns
alunos indígenas, o que propõe desafios na construção do processo
ensino-aprendizagem.
No
início do ano quando escrevemos o plano de trabalho, reservamos um
momento para decidir e conversar com os professores sobre os projetos
que seriam desenvolvidos no decorrer do ano letivo, e entre eles
ficou decidido que trabalharíamos as datas comemorativas.
O projeto visa
resgatar em nossos alunos um pouco da história de cada data
comemorativa, que possam ser exploradas por cada educador dentro da
sua disciplina com atividades interessantes e criativas onde os
alunos possam estudar cada data relembrando e fixando a aprendizagem
dos conteúdos das diferentes disciplinas.
A
metodologia de trabalho por projetos nos remete a ideia de liberdade,
de criatividade, que admite modificações no processo de
aprendizagem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil:
“a
elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização
didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido a
natureza e a diversidade dos conteúdos, que ele oferece e também
seu caráter interdisciplinar.”( R.C.N., vol.3, p.201,1998)
Com esta metodologia
o educador ao trabalhar as datas que são consideradas importantes
com os alunos, pode aproveitar para buscar referências históricas
como: textos, imagens, atividades, técnicas, obras de arte, etc., e
trabalhar de forma interdisciplinar com inúmeros conteúdos nas
diferentes disciplinas, pois se trabalhado com embasamento teórico,
amplia-se o conhecimento do alunado e favorece o ensino-aprendizagem.
Segundo Vygotsky:
(...) o
aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento,
que são capazes de operar somente quando a criança interage com
pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus
companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte
das aquisições do desenvolvimento independente das crianças
(Vygotsky, 1984, p. 101).
As
datas comemorativas estão sempre presentes em nossas reflexões
porque estamos aprendendo a lidar com novas situações de
aprendizagens para compor um currículo e ampliando os saberes já
construídos. Diante disto devemos respeitar os valores culturais,
religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias sem
empobrecer o trabalho pedagógico.
“O
pedagógico não está na atividade em si, mas na postura do
educador, uma vez que não é a atividade em si que ensina, mas a
possibilidade de interagir, de trocar experiências e partilhar
significados é que possibilita às crianças o acesso a novos
conhecimentos.” (Machado,1996, p.11).
Os
alunos tomam contato com as informações sobre as datas
comemorativas, temas da atualidade nos lugares que frequenta através
dos meios de comunicação e outros, e muitas vezes sem entender o
significado de cada data, assim as mesmas representam temas
geradores, através dos quais os educandos tomam contato com a
realidade, podemos ressaltar que o pedagógico não está relacionado
somente às atividades direcionadas pelo professor, mas em todos os
momentos do cotidiano.
Portanto
é necessário que tenhamos objetivos construtivos, o trabalho deve
ser contextualizado para que possamos ampliar os conhecimentos de
nossos alunos. Devemos instigar nossos alunos a refletir, entender,
buscar significados, criar, fazer relações, enfim, fazer com que as
datas não sejam meras obrigações na escola ou ainda épocas onde
os lojistas fazem a festa e comemoram as boas vendas dos
presentes.Barbosa afirma que
(...) pretende-se
não só desenvolvera criatividade através do fazer arte, mas também
através das leituras e interpretações do fazer das obras de
arte.(...)Descontruir para construir, selecionar, re-elaborar, partir
do conhecido e modificá-lode acordo com o contexto e a necessidade,
são processos criadores, desenvolvidos pelo fazer e ver a arte,
fundamentais para a sobrevivência no mundo cotidiano. (BARBOSA,
2000, p.160)
Alguns professores,
inclusive os professores de Arte, se recusam em trabalhar datas,
achando que isso não leva a aprendizagem, a criatividade, etc. Esses
professores se enganam, pois se as datas forem exploradas de forma
correta, elas podem ser um rico instrumento de aquisição do
conhecimento, é necessário que o aluno entenda o surgimento dessas
datas, que se busquem referências na história, que seja solicitado
aos educandos pesquisas e a partir delas, os alunos possam criar seus
textos, experimentar materiais diferenciados, colocar seu próprio
estilo e sua marca naquilo que estão fazendo e entenderem que as
datas não são apenas uma obrigação de trabalho no conteúdo
estudado e sim temas que possibilitam de forma diferenciada a
aprendizagem.
2–
OBJETIVOS
2.1
– OBJETIVO GERAL
Identificar
e trabalhar as datas do calendário de forma a aplicar o conhecimento
de mundoe proporcionar que entenda a realidade na qual está
inserida;
2.2
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO
- Propor uma experiência interdisciplinar através do lúdico, utilizando o componente simbólico imaginário presente nas ações criadoras das crianças, como ponto de partida para construção do conhecimento e estruturação do seu papel social;
- Auxiliar na aquisição da autonomia, da auto-estima e da iniciativa;
- Trabalhar conteúdos da proposta pedagógicade forma significativa, através das datas comemorativas;
- Desenvolver a expressão verbal;
- Despertar o gosto pela leitura;
- Resgatar valores culturais;
- Proporcionar momentos de interação grupal;
- Propor uma experiência interdisciplinar através do lúdico, utilizando o componente simbólico imaginário presente nas ações criadoras das crianças, como ponto de partida para construção do conhecimento e estruturação do seu papel social.
.3
– METODOLOGIA
3.1-
METODOLOGIA DA COORDENADORA
*Montagem
dos cronogramas para se trabalhar algumas datas comemorativas como um
todo, com gincana e apresentações;
*Organização,
escrita do projeto, bem como da fundamentação teórica;
*Pesquisas;
*Fornecimento
de apostilas ou sugestões para trabalhar algumas datas;
*Registro
fotográfico;
*Planejamento
de atividades extra-classe de acordo com as datas comemorativas;
3.2-
METODOLOGIA DA PROFESSORA LUIZA CRISTINA
História
*Leitura
em livros na biblioteca, ou pesquisa na Sala de Tecnologia sobre o
histórico de cada data comemorativa.
*Fazer comentários
e estudos individuais ou em grupos, debate de temas em destaques nas
aulas.
*Ler e discutir
reportagens sobre o assunto abordado.
Português
* Despertar o prazer
da leitura e incentivar a produção escritaatravés do estudo e
leitura de poemas .
*Trabalhar o gênero
literário poema conceituando versos, estrofes e rimas.
* Conhecer obras e
biografia de vários poetas brasileiros.
*Conhecer as
diferentes figuras da linguagem poética: metáfora, prosopopeia,
comparação, repetição e hipérbole.
*Apresentação de
poemas cinéticos e acrósticos.
*Propor a produção
de poemas, versos, quadras ou acrósticos de cada data trabalhada.
3.3- METODOLOGIA
DA PROFESSORA LURDES
*Apresentar o
projeto e explicar como será desenvolvido na sala;
*Aula expositiva e
explicativa;
* Uso de textos e
esquemas de explicação no quadro;
*Cruzadinha;
*Histórias em
quadrinhos;
*Pesquisa na STE;
*Filmes relacionado
aos conteúdos;
*Relatórios de
filmes;
*Produções de
textos;
*Seminários;
* Aplicação de
atividades para fixar o que foi explicado;
*Provas.
Como
as metodologias citadas, as datas comemorativas serão trabalhadas
com o intuito de resgatar momentos históricos que foram importantes
nas histórias dos povos, principalmente nos aspectos econômicos,
políticos, sociais e culturais. Portanto, citei algumas datas
trabalhadas. No entanto, várias outras não foram citadas.
17
DE FEVEREIRO – CARNAVAL – Todos os anos
O
objetivo de trabalhar o carnaval com os alunos é mostrar o quanto
devemos agradecer a Deus pelas coisas boas que recebemos, e não só
pedir.
O
carnaval,
festa que se originou na Grécia em
meados dos anos 600 a 520 a.C. era realizada também em
agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
No entanto, mais tarde também passou a ser uma comemoração adotada
pela Igreja Católica.
08
DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 6º ao 9º ano
Ao
ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. O principal
objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
Conscientizando o aluno (a) da necessidade de terminar com o
preconceito como: Violência masculina, jornada excessiva de trabalho
ou dupla jornada trabalhando fora e fazendo o serviço de casa, ou
seja, acabar com qualquer desvalorização contra a mulher. Sendo que
muitas ainda sofrem tendo salário inferior ao dos homens, mesmo
praticando a mesma tarefa.
Após
fazer uma leitura compartilhada com os alunos, esclareci o motivo
pelo qual se considera o dia oito de março.
19
DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO - 6º e 7º anos
Os
conteúdos sobre os indígenas no Brasil estão nos livros dos 6º,
7º e 8º anos, mas é principalmente no 6º e 7º anos que se
trabalha mais. E ao trabalhar estes conteudos não devemos deixar de
relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro
saiba da importância que eles tiveram e tem na nossa história. Um
povo que foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores.
Também temos que mostrar sua importância no contexto histórico do
Brasil. Eles fizeram com que o nosso passado e por que não dizer o
nosso presente, seja rico e interessante. Temos tratamentos
medicinais caseiros, comidas típicas e métodos de plantios
transmitidos da cultura dos Índios. Também é necessário que se
trabalhe a miscigenação existente no nosso país, e deixar claro
que todos somos descendentes das três raças: ìndio, negro e
branco.
PÁSCOA
- 6º ao 9º ano
Ao trabalhar a
Páscoa com os alunos, não devemos deixarduvidas do seu significado,
Principalmente por se tratar de uma data religiosa muito importante
para os cristãos, e a maioria dos nossos alunos se dizem cristãos.
Os símbolos da páscoa vêm carregados de significados e merecem um
destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de
uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos
pelo coelho e os ovos de chocolate. Porém, é necessário esclarecer
que o importante não são os ovos ou coelhos de chocolate. Sendo a
principal finalidade, resgatar os valores cristãos representando a
ressurreição de Cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além
de trocas de chocolate. Também, é necessário que os alunos
compreendam o sentido religioso da data comemorativa, que é a
solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho, fertilidade,
renascimento, esperança de um mundo melhor, etc. E que é isso o
mais importante até porque nossos alunos são de famílias de poder
aquisitivo baixo e que muitas vezes não tem condições de comprar o
necessário para a subsistência, muito menos terá condições de
comprar ovos de chocolate.
14
DE JULHO DE 1789 - REVOLUÇÃO FRANCESA - 8º ano A e B
Ao
trabalhar esta data e necessário conscientizar o aluno da
importância dessa Revolução para o resto do mundo, principalmente
para nós brasileiros. Este movimento exerceu grande influência
sobre a liberdade e o respeito dos direitos humanos. Seus princípios
fundamentais estão hoje inscritos nas Constituições de todos os
países democráticos, inclusive na Constituição Federal Brasileira
de 1988.
Sobre
os nomes" Liberdade, Igualdade e Fraternidade" populares
franceses tomaram , em 14 de julho de 1789 um dos símbolos do
totalitarismo, a Bastilha ( prisão onde era encarcerados adversários
do regime absolutista. Esse foi o estopim do que ficou conhecido como
a Revolução Francesa.
Essa
revolução também passou a constituir o marco divisor entre a Idade
Moderna e a Idade Contemporânea, e ainda é considerada o evento de
maior importância para a humanidade, produzindo frutos até hoje.
FESTAS
JUNINAS OU JULINAS – 6º ao 9º anos.
Existem
duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que
surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de
junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países
católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.
No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De
acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil
pelos portugueses, ainda durante o período colonial
(época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta
época, havia uma grande influência de elementos culturais
portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França
veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e
que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a
tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de
onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de
fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito
comum em Portugal e na Espanha.
Todos
estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se
aos aspectos culturais dos brasileiros indígenas, afro-brasileiros e
imigrantes europeus nas diversas regiões do país, tornando
características particulares em cada uma delas.
07
DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 8º ANO A e B
È
necessário que o aluno entenda que o processo de Independência na
América Latina, não ocorreu de forma homogênea para todos os
países. Há locais onde a luta foi mais intensa e outros onde o
processo ocorreu devido a acontecimentos que atingiam os países
europeus, acabava assim tendo repercussões nas colônias espanholas
e também na colônia portuguesa, ou seja, o Brasil. Acelerando desta
forma o processo de crise do sistema colonial que resultaria na
independência dos territórios americanos.
3.4-
METODOLOGIA DA PROFESSORA FRANCILENE
1-
Apresentação do projeto para os alunos;
2.
Leitura de poesias de diversos temas
3.
Pesquisa sobre as principais datas comemorativas;
4.
Pesquisa na sala de Tecnologia da vida e obra de poetas famosos;
5.
Estudo da estrutura dos textos poéticos;
6.
Produção de poesias;
7.
Revisão dos textos produzidos;
8.
Reescritas dos textos.
Recursos
Humanos: alunos, professor, coordenação,
direção e pais de alunos.
Recursos
Pedagógicos: revista, livros, cola, tesoura,
papéis (diversos), cartazes, pincel atômico, cadernos, lápis de
cor, lápis, borracha, caneta, panos, materiais diversificados para a
realização de algumas gincanas, etc.
Recursos
Tecnológicos: câmera fotográfica,
televisão, aparelhos de som e DVD, sala de tecnologia, blog da
escola.
5.1
– Coordenadora: Adriana Joris
DIA/
MÊS
EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
UTILIZADAS
|
AÇÕES
A SEREM
DESENVOLVIDAS
|
09/02/2012
10/02/2012
|
02h/aulas
02h/aulas
|
#
Iniciação da Justificativa e objetivos do projeto.
|
12/02/2012
|
02h/aulas
|
#
Montagem do cronograma dos professores responsáveis de montar o
painel com uma data comemorativa do mês.
|
13/02/2012
|
02h/aulas
|
#Escolha
das músicas carnavalescas para serem ouvidas e dançadas pelos
alunos.
|
17/02/2012
|
01h/aulas
|
#
Organização do momento carnavalesco com os alunos no varandão
da escola com todos os professores.
|
05/03/2012
06/03/2012
07/03/2012
|
02h/aulas
02h/aulas
02h/aulas
|
#
Organização da rifa de páscoa para ser vendida em prol do
aluno, ou seja em doces para todas as turmas.
|
08/03/2012
|
01h/aula
|
#Definição
dos professores que ficarão responsáveis em fazer a
confraternização da páscoa em cada sala de aula, conforme a
última aula do dia.
|
04/04/2012
|
01h/aula
|
#
Confraternização da páscoa;
#
Sorteio da rifa.
|
02/07/2012
03/07/2012
|
02h/aulas
|
#
Montagem da gincana junina com atividades diferenciadas, ou seja,
as provas que serão realizadas no dia da gincana: corrida do
saco, dança da laranja, batata quente, cabo de guerra, caixa de
fósforo, vestir o bambolê, corrida de bastões, corrida dos
amarrados,pau de sebo, mordida na maçã, dança.
|
03/07/2012
|
01h/aula
|
#Definição
da pontuação e premiação das equipes.
|
04/07/2012
|
03h/aula
|
#
Definição dos professores responsáveis por cada cor, onde os
alunos participantes serão do 3° ano ao 9° ano, a cor que cada
aluno pertence foi definida conforme a lista de presença, feita
por mim numa sequencia das cores.
|
11/07/2012
|
01/aula
|
#
Organização dos materiais necessários para a gincana.
|
13/07/2012
|
04h/aulas
|
#Realização
da gincana junina, bem como organização das provas com as
equipes e anotação da pontuação para posteriormente termos os
resultados para divulgarmos a equipe campeã.
|
02/08/2012
|
02h/aulas
|
#Montagem
das atividades que serão realizadas no dia da gincamática
juntamente com os professores da disciplina de matemática, bem
como a premiação.
|
06/08/2012
|
02h/aulas
|
#Distribuição
dos professores responsáveis por cada turma-cor no dia da
gincana.
|
10/8/2012
|
01h/aula
|
#Distribuição
dos alunos que participarão de cada cor na sala de aula.
|
10/08/2012
|
03h/aulas
|
#Realização
da gincamáticaem comemoração ao “Dia do Estudante”,
organização das provas com as equipes e anotação da pontuação
para posteriormente termos os resultados para divulgarmos a equipe
campeã.
|
15/08/2012
|
02h/aulas
|
#Sorteio
na hora do intervalo para escolhermos as turmas que ficarão
responsáveis pelas apresentações na “Semana da pátria”;
#Montagem
do cronograma com as turmas sorteadas e a qual professor ficará
responsável pela apresentação e quais turmas irão assistir.
|
16/08/2012
a 06/09/2012
|
Utilizamos
30 minutos no dia citado ao lado
|
#Escolha
da música e montagem da coreografia juntamente com os alunos sob
minha orientação;
#
Ensaio com os três alunos que vão cantar e fazer a coreografia
no dia 07 de setembro na praça Dr. Boaventura, em fechamento a
“Semana da Pátria”.
|
03/09
a 06/09
|
Utilizamos
30 minutosda última aula em cada dia citado ao lado.
|
#Hasteamento
e arreamento da bandeira e hino nacional;
#Apresentações.
|
07/09/2012
|
01h/aula
|
#
Apresentação da música e coreografia ensaiada pelos três
alunos com a minha orientação;
#Música:
Meu país (Lauriete).
|
05/10/2012
|
01h/aula
|
#
Montagem do cronograma do “Dia da criança” que será
realizado no dia dez de outubro de 2012.
|
05/11/2012
a 13/11/2012
|
01h/aula
em cada dia citado
|
#
Organização do projeto com os educadores, bem como a finalização
do mesmo.
|
5.2
– Professora: Luiza Cristina Disciplina: Língua
Portuguesa e História
MÊS
EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
UTILIZADAS
|
AÇÕES
A SEREM
DESENVOLVIDAS
|
Fevereiro
|
04/
aulas
|
Elaboração
do projeto
|
02/
aulas
|
Apresentação
do projeto
|
|
Março
|
04/
aulas
|
Estudo
do gênero poético
|
04/
aulas
|
Estudo
de versos, estrofes e rimas
|
|
04/
aulas
|
Leitura
de poesias
|
|
Abril
|
02/
aulas
|
Pesquisa
de obras e biografia dos poetas brasileiros
|
02
/aulas
|
Pesquisa
sobre a Páscoa
|
|
02/
aulas
|
Produção
de mensagem e cartão de Páscoa
|
|
02/
aulas
|
Produção
de poesias sobre a Páscoa
|
|
Maio
|
02/
aulas
|
Pesquisa
sobre o dia das mães
|
02
/aulas
|
Produção
de acróstico com o nome da mãe
|
|
Junho
|
02/
aulas
|
Pesquisa
sobre o dia do meio ambiente
|
02
/aulas
|
Leitura
de reportagens sobre o meio ambiente e poluição do planeta
|
|
02/
aulas
|
Leitura
da música Planeta Água e interpretação
|
|
02/
aulas
|
Pesquisa
sobre o dia dos namorados
|
|
02/
aulas
|
Produção
de poesias sobre o amor, namoro, paixão
|
|
Julho
|
02
/aulas
|
Pesquisa
sobre as festas juninas
|
02
/aulas
|
Produção
de quadrinhas e versinhos caipiras
|
|
Outubro
|
02
h/aulas
|
Pesquisa
sobre o Dia do Professor e Dia da Criança
|
02/
aulas
|
Produção
de poemas e versos sobre a criança e o professor
|
|
Novembro
|
02/
aulas
|
Apresentação
e leituras das poesias selecionadas.
|
5.3
– Professora: Lurdes
Disciplina:História
MÊS
EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
UTILIZADAS
|
AÇÕES
A SEREM
DESENVOLVIDAS
|
Fevereiro
17-02
|
4
h/ aulas
|
-
Trabalhar com todas as turmas sobre o carnaval.
|
Março
08-03
|
4
h/ aulas
|
-
Trabalhar com todas as turmas do 6º ao 9º ano sobre o Dia
Internacional da Mulher, fazendo uma leitura compartilhada e
depois esclarecendo aos alunos o acontecimentoque fez com que se
comemore neste dia.
|
Abril
04-04
|
4
h/ aulas
|
-
Trabalhar com todas as turmas sobre a Páscoa.
|
Maio
12-05
15-05
17-05
18-05
|
2
h/ aulas
2
h/ aulas
1
h/ aulas
1
h/ aula
|
(
Trabalhando sobre o Índio no 6º ano A e B)
-
Leitura e comentários sobre os primeiros habitantesda América ,
do Brasil e do Mato Grosso e também do atual Mato Grosso do Sul.
( 6º ano a e b ).
-
Atividades. ( 6º ano A e B ).
-
Correção das atividades. ( 6º B ).
-
Correção das atividades. ( 6º A ).
|
Junho
05-06
08-06
12-06
14-05
15-05
|
2
h/aulas
1
h/ aula
2
h/ aulas
1
h/ aula
1
h/ aula
|
(
Trabalhando sobre o Índio no 7º ano A e B )
-Leitura
e comentários sobre “ Os primeiros habitantes da América e a
chegada dos europeus.” ( 7º ano A e B ).
-Continuação
da leitura no 7º ano A
-
Atividades. ( 7º ano a e b ). Obs: concluir em casa.
-
Correção das atividades. ( 7º ano B ).
-
Correção das atividades. ( 7º ano A ).
|
Julho
05-07
10-07
12-07
13-07
13-07
27-07
27-07
30-07
31-07
03-08
|
2
h/ aulas
4
h/ aulas
1
h/aula
1
h/aula
2
h/ aulas
1
h/ aula
1
h/ aula
1
h/aula
1
h/aula
2
h/aulas
|
-
Quadrilhas com todas as turmas.
-
Filme “ O Apocalíptico ” ( 7º ano A e B )
Observação.
Usei aulas de outros professoresdevido ao filme ser extenso.
Observação-
Este filme trabalha os nativos e a chegada dos europeus a América
.
-
Relatório do filme. ( 7º ano B ).
-
Relatório do filme. ( 7º ano A ).
Observação-Conteúdo
sobre a Revolução Francesa
-
Leitura ecomentários sobre a Revolução Francesa.
(
8º ano A e B ). Observação: Os alunos devem concluir a leitura
em casa.
-
Atividades incluindo cruzadinha como tarefa de casa.
(
8º ano A).
-
Atividades incluindo a cruzadinha como tarefa de casa.
(
8º ano B ).
-
Correção das atividades. ( 8º ano A).
-
Correção das atividades. ( 8º ano B).
-
Prova sobre o conteúdo “ A Revolução Francesa ). 8º ano
A
e B.
|
Setembro
03-09
04-09
10-09
11-09
14-09
21-09
24-09
25-09
28-09
|
1
h/ aula
1
h/ aula
1
h/ aula
1
h/aula
2
h/ aulas
2
h/ aulas
1
h/ aula
1
h/aula
2
h/aulas
|
Observação:
estes conteúdos trabalha sobre a Independência do Brasil.
-
Leitura e comentários sobre " A Independência da América
Portuguesa" ( Brasil ). ( 8º ano A ).
-Leitura
e comentários sobre " A Independência da América
Portuguesa" ( Brasil ). ( 8º ano B ).
-
Atividades ( 8º ano A ).
-Atividades
( 8º ano B ).
-Correção
das atividades.( 8º ano A e B ).
-
Fazer uma " História em quadrinhos sobre A Independência da
América Portuguesa. ( 8º ano A e B ).
Observação:
Concluir em casa.
-
Leitura e comentários sobre " O Primeiro Reinado".
(
8º ano A).
-
Leitura e comentários sobre " O Primeiro Reinado ".
(
8º ano B ).
-
Continuação da leitura e comentários sobre " O Primeiro
Reinado " ( 8º ano A).
|
Outubro
01-10
02-10
05-10
08-10
09-10
16-10
19-10
22-10
23-10
29-10
30-10
|
1
h/ aula
1
h/ aula
2
h/ aulas
1
h/aula
1
h/aula
1
h/aula
2
h/aulas
1
h/aula
1
h/aula
1
h/aula
1
h/aula
|
-
Atividades com o 8º ano A.
-
Atividades com o 8º ano B.
-
Correção das atividades. ( 8º ano A e B ).
-
Prova com o 8º ano A.
-
Prova com o 8º ano B.
-Leitura
e comentários sobre " O Estado Imperial Consolidado ".
( 8º ano B ).
-Leitura
e comentários sobre " O Estado Imperial Consolidado ".
( 8º ano A e B).
-
Atividades com o 8º ano A.
-
Atividades com o 8º ano B.
-
Correção das atividades do 8º ano A.
-
Correção das atividades do 8º ano B.
|
Novembro
05-11
09-11
12-11
|
1
h/ aulas
1
h/aula
1
h/aula
|
-
Pesquisana STE sobre os temas para apresentação de seminário.
( 8º ano A )
-
Apresentação de seminários 8º ano A.
-
Continuação da apresentação do seminário do 8º ano A.
|
5.4
– Professora: Francilene
Disciplina: Língua Portuguesa
MÊS
EXECUÇÃO
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QUANTIDADE
DE AULAS
UTILIZADAS
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AÇÕES
A SEREM
DESENVOLVIDAS
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FEVEREIRO
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01h/aula
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MAIO
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03h/aulas
02h/aulas
|
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JUNHO
|
02h/aulas
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AGOSTO
E SETEMBRO
|
04h/aulas
04h/aulas
|
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OUTUBRO
E NOVEMBRO
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04h/aulas
04h/aulas
|
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6
– AVALIAÇÕES
6.1
– Coordenadora
A avaliação será
contínua, gradativa, formativa e também através de observação do
desenvolvimento individual e coletivo, através da realização das
atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a realização
das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.
6.
2– Professora: Luiza Cristina
Os
alunos serão avaliados diariamente através de registros do
desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e
do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento de
cada etapa do projeto, será observado o interesse e pontualidade na
realização das atividades propostas. As produções textuais
poéticas serão avaliadas e contadas como notas mensais
Serão
desenvolvidas atividades que avaliem os itens abaixo:
*Leitura autônoma;
*Leitura em voz alta
individual;
*Leitura e
declamação;
* Interpretação
oral – escrita – ilustrada e dramatizada dos textos e poemas.
6.
3– Professora: Lurdes
Os
alunos serão avaliados através de participação, colaboração,
produção de textos, seminários, atividades, provas, relatórios de
conteúdos, relatórios de filmes, histórias em quadrinhos, etc.
6.
4– Professora: Francilene
A
avaliação deverá ser feita levando em consideração:
- O avanço dos alunos em relação a leitura e escrita;
- A participação dos alunos durante o desenvolvimento do projeto;
- O relacionamento dos alunos entre si e com a professora;
- Leitura e interpretação de textos poéticos;
- Produção de textos poéticos;
8-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BARBOSA,
Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino
da arte. São Paulo: Cortez, 2000.
MACHADO,
N. Sobre livros didáticos: quatro pontos.
Em aberto. Brasília,
DF Vol. 10, n. 69 (jan./ mar. 1996).
Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil. Secretaria de Educação.
VYGOTSKY,
L. S. A
formação social da mente o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores.
São Paulo: Martins Fontes, 1984.