segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROJETO - TERRA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL - UMA FORMA DE RECICLAR: COMPOSTAGEM NA ESCOLA



ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SÍRIO BORGES

PROJETO: TERRA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
UMA FORMA DE RECICLAR: COMPOSTAGEM NA ESCOLA
DIRETORA: MARGARIDA FERREIRA
COORDENADORES:
LURDES DE FÁTIMA VIANA PRESTES
REJANE EURIDES SICHINEL SILVA
VANDERLEI LUIZ KOTZ

PROFESSORAS:
FRANCINEIDE LORENA OLIVEIRA
ROSANE MARIA TAFFAREL DE ALCANTARA
PROFESSORAS DA STE
CRISTIENE ALVES DOS SANTOS
FERNANDA MACIEL B. RIBEIRO

PROJETO: TERRA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
UMA FORMA DE RECICLAR: COMPOSTAGEM NA ESCOLA
Projeto desenvolvido com os alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no período matutino e vespertino nos meses de Agosto a Dezembro.

Rio Brilhante – MS
Agosto a Dezembro -2013

1-) Problematização:
Como a escola pode estimular os alunos ao reaproveitamento e reciclagem orgânicos?

2-) Justificativa:
As escolas de Ensino Fundamental em suas atividades diárias geram resíduos sólidos que são classificados em dois tipos básicos:
a) orgânicos compostos por restos do preparo dos alimentos, sobras das refeições, limpeza e outras atividades (Classe II-A) e que podem ser utilizados para compostagem e uso nas hortas e jardins escolares, por exemplo;
b) inorgânicos compostos de plásticos, papéis, papelão, embalagens em geral, metais (Classe II-B) e que podem ser destinados à coleta seletiva, comercialização ou para catadores cooperativados ou individuais. As instituições de ensino que possuem cursos de Ensino Médio com cursos técnicos geram resíduos sólidos mais complexos e que requerem caracterização específica e individualizada.
A Escola Municipal Prefeito Sírio Borges atende aproximadamente 500 crianças e adolescentes, residentes em locais periféricos da cidade e muitos alunos da zona rural e assentamentos. O projeto será realizado com os alunos de 6° ao 9° ano com a supervisão das professoras de Ciências Rosane Maria Taffarel Alcantara, de Geografia Francineide Lorena Oliveira, Coordenação Lurdes de Fátima Viana Prestes, Rejane Eurides Sichinel Silva e Vanderlei Luiz Kotz. E após a realização do Com Vida foram eleitos os delegados que são: os alunos Cristopher Felipe Pinheiro do 9° ano e Glaucia Santiago de Franca 7º ano exposto nestas fotos em anexo.
Considerando que o preparo da merenda escolar gera certa quantidade de lixo orgânico e que existem possibilidades e tecnologias capazes de amenizarem a quantidade desses resíduos com destinação final ambientalmente inadequada, foi elaborado este Projeto de Compostagem dos Resíduos Sólidos Orgânicos da Escola Municipal Prefeito Sírio Borges que considera os resíduos produzidos nas atividades de preparo dos alimentos, sobras das refeições, limpeza dos utensílios, assim como os resíduos orgânicos da limpeza e manutenção como varrição, capinas e podas diversas. Este projeto pretende contribuir para que esta instituição de ensino realize com êxito sua missão de proporcionar acesso a uma educação para uma melhor qualidade de vida, fortalecendo a cidadania e estimulando ações sustentáveis por parte de sua comunidade escolar.

3-) Objetivos:

3.1 – Objetivos Gerais
- Destinar de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos orgânicos gerados nas atividades relacionadas ao preparo dos alimentos, consumo das refeições, limpeza dos utensílios utilizados, varrição, capinas e podas diversas;
– Produzir alimentos de qualidade através do apoio e desenvolvimento do Projeto de Horticultura.

3.2 – Objetivos Específicos
- contribuir para a formação de consciências, ações, atitudes e capacidades que estimulem a comunidade escolar na realização de atividades sustentáveis;
– melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, destinando corretamente os resíduos orgânicos e evitando problemas decorrentes da má gestão destes resíduos;
– Adequar-se a legislação brasileira, especificamente à Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que estabelecem a compostagem dos resíduos orgânicos para sua gestão adequada.

5-) Metodologia:
Será realizada a caracterização dos resíduos sólidos orgânicos originados no preparo dos alimentos, nas sobras de refeições e limpeza dos utensílios durante o período de três (03) dias alternados durante uma semana de atividades escolares: Segunda-feira (16/09/2013), quarta-feira (18/09/2013) e sexta feira (20/092013). Para os resíduos de varrição, capinas, limpezas e podas em geral será considerado o volume produzido em uma (01) atividade desenvolvida no dia 20/08/2012 e realizará todas as atividades simultaneamente.
Será estabelecidos espaços adequados para o recebimento dos resíduos e a realização da compostagem natural destes, bem como das atividades necessárias para sua realização. Os espaços serão separados de acordo com a origem dos resíduos: a) originados nas atividades de cozinha e alimentação e b) originados em serviços de varrição e limpezas em geral. Os resíduos de limpeza serão utilizados no processo de compostagem como matéria seca (adição de carbono), sendo misturada na proporção de uma parte para cada duas de outros resíduos orgânicos. Este procedimento evita odores desagradáveis, facilita a aeração e o processo de compostagem e melhora a qualidade do produto final (adubo orgânico).

6-) CARACTERIZAÇÃO
6.1 – Alimentos
A preparação das refeições é a principal fonte de resíduos orgânicos. Constituído por cascas de alimentos como abóboras, morangas, cebolas, alho, grãos variados de leguminosas e cereais, talos de verduras, pó de café, cascas de ovos. Estes resíduos (com exceção do café) são produzidos pré-cozimento e preparo e descartados in natura.
As sobras de lanches contribuem com aproximadamente 30% do peso total, constituindo-se na parcela com menor impacto no processo de produção de resíduos orgânicos.

6.2 – Limpeza das áreas adjacentes

As atividades de limpezas, capinas, podas e manutenção das áreas adjacentes da escola foram avaliadas em uma única data em 16/09/2013e portanto não consideram variações específicas como a limpeza diária do pátio geram poucos resíduos pois a maioria é incorporado novamente ao solo. As áreas livres da escola são extensas com aproximadamente 3000 m² não sendo demarcadas com exatidão. A área tem predomínio de gramados, algumas árvores nativas e algumas espécies decorativas. Parte do espaço é ocupada por duas quadras poliesportivas uma descoberta e uma coberta e uma área do projeto de horticultura.
A produção de resíduos considerou a poda das áreas gramadas, a limpeza do jardim em frente da escola, pequenas podas nas árvores e arbustos decorativos. A produção total de resíduos nestas atividades terá que ser pesada ao final. O responsável pelo maior volume provavelmente será os restos de grama. Importante destacar que será realizada a manutenção periódica das áreas adjacentes, evitando-se a concentração da limpeza e produção de resíduos em períodos específicos.

7-) CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO
A capacitação e treinamento foram realizados em três etapas:

I – Capacitação dos Agentes Educacionais responsáveis pelo preparo das refeições para a minimização dos resíduos através do aproveitamento máximo dos alimentos, descartando-se somente as partes inaproveitáveis de forma segregada de outros resíduos inorgânicos. Como material didático foi utilizado: Aproveitamento integral dos alimentos – texto impresso disponível em http://www.bancodealimentos.org.br/aproveitamento-integral-dos-alimentos/

II – Palestra à comunidade escolar (alunos e professores) sobre a implantação do projeto e a importância deste para a qualidade do ambiente escolar. Enfatizou-se a necessidade de minimizar a geração de resíduos, bem como descartá-los adequadamente, segregados de materiais inorgânicos.


III – Capacitação dos Agentes Educacionais responsáveis pela realização do processo de compostagem para a correta realização do processo. Como materiais didáticos foram utilizados: Como transformar seu lixo doméstico em adubo orgânico – texto impresso disponível em http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32–5-20090203, Uma horta em cada escola é fundamental – texto impresso disponível em http://www.ecodebate.com.br/2012/05/21/uma-horta-em-cada-escola-e-fundamental-artigo-de-efraim-rodrigues/ e Dia de campo na TV: Reciclagem de resíduos orgânicos domésticos – vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9Tprq5C5Tcc

8 – AVALIAÇÃO E REVISÃO
No prazo de seis meses a partir da caracterização dos resíduos (fevereiro/2013), este projeto será avaliado e revisado para a realização de adequações necessárias e outras ações que possam melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia da produção de composto orgânico. Também serão avaliados e comparados os volumes de resíduos sólidos orgânicos produzidos e as possibilidades de minimização.

9 – ANEXOS
- Foto dos dois delegados que são: os alunos Cristopher Felipe Pinheiro do 9° ano e Glaucia Santiago de Franca 7º ano.
Fotos da Conferência.