terça-feira, 25 de novembro de 2014

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante

Escola: EM. Prefeito Sírio Borges
Professor (as): Simone Dornelles Staine e Florência Celestrino
Professora Mediadora: Denilda Mata
Professora da STE: Cristiene Alves dos Santos
Turma (s): 1º Ano “A”
Turno (s): Vespertino
Total de alunos: 28
Coordenação Pedagógica: Florência Celestrino
Direção: Margarida Ferreira

Título: Matemática na salada de frutas
Objetivo Geral: Desenvolver o raciocínio lógico operacional de maneira que o aluno possa resolver situações do seu cotidiano com auto confiança e autonomia, proporcionando-lhe aprender com diversão e entretenimento.
Objetivos Específicos:
- Cantar a música “Salada mista”, da Xuxa.
- Trabalhar limites para viver em grupo, estimulando a interação e a socialização.
- Realizar diferentes tipos de contagem nos variados contextos (brincadeiras e jogos) representada simbolicamente.
- Manusear as frutas naturais estabelecendo relações com a forma que apresenta.
- Realizar a contagem das frutas (naturais, em EVA e desenhos) representando simbolicamente.
- Representar quantidades numericamente.
- Sequenciar numericamente.
- Relacionar quantidades ao numeral.
- Utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo unidade 9 (na oralidade).
- Resolver situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e noção de divisão com repartição em partes iguais de 0 a 10 com ilustração.
- Interpretar o valor posicional de cada uma das ordens através do quadro valor de lugar (QVL).
- Observar listas e tabelas a partir de dados coletados.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal. Números de 1 a 30.
Noção de multiplicação com ilustração e registro.
Noção de divisão com repartição em partes iguais de 0 a 10.
Situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e as ideias de divisão.
Comparação de tamanhos, formas, cores e espessuras.
Relação entre unidade e dezenas (agrupamento na base 10).
Interpretação de lista e tabela simples a partir de dados coletados.
Metodologia: Apresentação do tema “Matemática na  salada de fruta” aos alunos, através de conversa informal, explicando a importância dos números em nossa vida. Algumas atividades serão realizadas em grupos, além da realização de outras atividades lúdicas como jogo de memória e utilização de Sala de Tecnologia Educacional (STE). Assim, promovendo situação onde o aluno possa realizar trocas afetivas e intelectuais com seus colegas. Trabalha-se com cartazes em EVA, ilustrações e exposição de tabela. E também um destaque para as atividades que envolvem cálculos mentais, desafios matemáticos, lógica e possibilidades.
Situação inicial: elaboração do bilhete aos pais para trazer de casa a fruta que dispõe: abacaxi, banana, laranja, maçã, manga, mamão (frutas da temporada e apreciadas pelos alunos).
No dia marcado para trazer as frutas, computar na lousa, transpor para o cartaz as frutas em EVA de acordo com as quantidades que trouxeram, observando nas frutas naturais sua forma, cor e espessura.
Segundo momento: realização da salada de frutas e degustação.
Terceiro momento: provocando o raciocínio lógico – preparação para a estruturação do texto da situação-problema.
Quantas bananas nós colocamos? Quantas laranjas? Quantas maçãs? A partir destes dados, provocar o cálculo mental sobre questões relevantes, usando os dados anotados na lousa, como por exemplo: para fazer a salada de frutas usamos somente as frutas básicas: 32 bananas, 20 laranjas, 25 maçãs e 1 manga. Separar as frutas por espécie: as que tem mais polpa; as que tem mais caldo  (anotar na lousa). Havia mais frutas com polpa ou com caldo? Noções de quantidade. Todos comeram?
Elaboração da tabela: “Pesquisa de preferência de frutas”, destacando todas as frutas. Cada aluno vai até a tabela e cola a fruta que mais gosta. Depois questiona-se as quantidades. A tabela é construída com os alunos (observação, construção e registro).
Situações-problemas envolvendo adição, subtração, ideias de multiplicação e divisão.
Atividades com jogos na STE – jogo da memória com frutas.
Conhecendo forma geométrica da laranja, ilustração de outras frutas que tem a mesma forma.
Trabalhar dezena (troca 10 unidades por uma dezena), quadro valor de lugar.
Jogo da troca: reúnem-se grupos com mais de dois colegas, juntam as frutas e cada um na sua vez joga o dado e pega a quantidade de frutas que consegui na soma dos pontos dos dados. Toda vez que um jogar conseguir juntar 10 frutas, deverá trocá-las por uma dezena (uma ficha correspondente à  cor azul).
No encerramento, as crianças apresentarão a coreografia da música “Salada mista”, da Xuxa.
Avaliação: A avaliação será feita com um olhar atento e reflexivo sobre o desenvolvimento de cada um dos alunos, percebendo suas limitações e suas habilidades, dando ênfase ao seu crescimento  no decorrer das atividades. Também serão avaliados através de questionamento oral e registros escritos para verificação das principais dificuldades detectadas e futuras intervenções para saná-las.
Cronograma:
Data
Atividade
28/10
Entrega e leitura do bilhete aos pais para a realização da salada de frutas.
29/10
Observação das frutas naturais, comparação de tamanhos, formas, cores e espessuras. Contagem das frutas naturais e utilização do cartaz de EVA.
05/11
Construção da tabela simples juntamente com os alunos a partir de dados coletados.
06/11
Fazendo a salada de frutas. Degustação.
07/11
Situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
10/11
Atividades na STE. Jogo de memória frutas.
11/11
Jogo da troca. Trabalhando dezenas.
12/11
Encerramento das atividades com a coreografia da música “Salada Mista”.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto: A Copa vai à escola


O futebol é um dos esportes mais praticados nos dias de hoje e considerado o mais popular. O principal evento desse esporte é a Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Esse evento retorna ao Brasil após 64 anos, pois a última copa no país foi em 1950.
A seleção do Brasil sentiu o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Quatro anos após, em 1962, o Brasil voltou a provar o gostinho do título no Chile. As demais conquistas foram no México em 1970, nos Estados Unidos em 1994, e em 2002 na Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul.
Esse momento pelo qual o Brasil passa por ser sede do Mundial faz com que muitas informações cheguem até as crianças e jovens,e esse grande acontecimento contribui para possibilidade de reflexão, discussão e aprendizagem.

A escola sendo um espaço de aprendizagem e construção do conhecimento não poderia deixar de abordar e desenvolver atividades relativas a este acontecimento mundial, e também participar da iniciativa da Secretaria Municipal na proposição de desenvolver o Projeto – A copa vai à escola.
As atividades foram desenvolvidas através de pesquisas, debates e confecção de trabalhos que levem à reflexão dos acontecimentos sociais conhecendo e valorizando as diversas culturas, através de um trabalho coletivo e interdisciplinar.