Secretaria Municipal de Educação
Seminário final do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola
Municipal
Prefeito Sírio Borges
|
Professor
(es):Cilene
Paes de Barros, Neusa Cancian, Valdete Lourdes Nardino Testa
Professor (es) STE: Cristiene Alves dos Santos e Fernanda Maciel B. Ribeiro |
Turma
(s): 3º
ano A e B
|
Turno
(s): Matutino
e Vespertino
|
Total
de alunos: 36
alunos
|
Coordenação
Pedagógica: Florencia
Celestrino
|
Direção:
Margarida
Ferreira
|
Título:
“OS TRÊS PORQUINHOS”
Os Três Porquinhos
foi um trabalho que aconteceu em sala de aula, nas disciplinas de
Lingua Portuguesa e Ciências aos alunos do 3° ano do ensino
fundamental nos períodos Matutino e Vespertino dentro da proposta da
Alfaberização na Idade Certa juntamente com a proposta escolar,
visando dar incentivo a Leitura e Escrita, a socialização entre os
alunos, diminuir os problemas com as diversidades, melhorar a
oralidade e comunicação, desenvolver a compreensão e absorção
dos fenômenos naturais e suas intensidades.
Essas aulas tiveram a duração
de uma semana, sendo 5 (cinco) aulas de Língua Portuguesa e 2 (duas)
aulas de Ciências.
Tivemos o apoio da diretora
Margarina e da coordenadora Florência, que não mediram esforços
para nos ajudar e acompanhar o desenvolvimentos das aulas.
No
desenvolvimento das aula de Língua Portuguesa, nós professoras
Neusa e Cilene, demos o inicio com a música da história dos 3
Porquinhos e a confecção das mascaras com papel pardo e lápis de
cor. Foi uma animação para os alunos, a alegria contagiou a
todos.Para um inicio foi perfeita socialização.No outro dia fizemos
uma sessão de filmes com desenhos animados de várias
versões.Aconteceu na sala de tecnologia, que assistira observando e
comparando diferenças e semelhanças em cada desenho.
Nesse mesmo dia a
professora Valdete na disciplina de Ciências, trabalhou com os
alunos, os fenomenos naturais. Na observaçõs dos desenhos assistido
foram instigado o conhecimento do fenômeno“vento”que destacou na
históriaFizeram uma ilustração com desenho para representar a
situação.
Em outras aulas as
professoras de L. Portuguesa trabalharam com jogos, dentre eles se
destacou o Jogo de Pergunta e Resposta onde,foi usado uma trilha como
caminho do lobo no final montagem do quebra cabeça com a casa dos
Porquinho,foi usado a marcação com as máscaras dos
porquinhos.Foram feito também outros jogos como:Jogos de Palavras,
de Parlendas entre outros.Foram usado 2 (duas) aulas.Todos
participaram alegremente e compreenderam melhor a escrita e leitura.A
professora de Ciências deu continuidade com jogos de memória e
continuaram a desenvolver o fenomenos naturais “vento na sua
intensidade as atividades do sopro.
Para finalizar as
professoras de Língua Portuguesa fizeram Leitura individual e
coletiva do texto 3 Porquinhos e a interpretação oral.Cada aluno
teve a oportunidade de contar uma historia com as caracteristicas do
texto lido.
Fizemos a
avaliação continua com acompanhamento nas atividades de forma que
todos participaram ativamente.
3º Ano "A" |
3º Ano "B" |