terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante - 3º Ano



Secretaria Municipal de Educação

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Professor (es):Cilene Paes de Barros, Neusa Cancian, Valdete Lourdes Nardino Testa
Professor (es) STE: Cristiene Alves dos Santos e Fernanda Maciel B. Ribeiro
Turma (s): 3º ano A e B
Turno (s): Matutino e Vespertino
Total de alunos: 36 alunos
Coordenação Pedagógica: Florencia Celestrino
Direção: Margarida Ferreira

Título:
OS TRÊS PORQUINHOS”


Os Três Porquinhos foi um trabalho que aconteceu em sala de aula, nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Ciências aos alunos do 3° ano do ensino fundamental nos períodos Matutino e Vespertino dentro da proposta da Alfaberização na Idade Certa juntamente com a proposta escolar, visando dar incentivo a Leitura e Escrita, a socialização entre os alunos, diminuir os problemas com as diversidades, melhorar a oralidade e comunicação, desenvolver a compreensão e absorção dos fenômenos naturais e suas intensidades.
Essas aulas tiveram a duração de uma semana, sendo 5 (cinco) aulas de Língua Portuguesa e 2 (duas) aulas de Ciências.
Tivemos o apoio da diretora Margarina e da coordenadora Florência, que não mediram esforços para nos ajudar e acompanhar o desenvolvimentos das aulas.
No desenvolvimento das aula de Língua Portuguesa, nós professoras Neusa e Cilene, demos o inicio com a música da história dos 3 Porquinhos e a confecção das mascaras com papel pardo e lápis de cor. Foi uma animação para os alunos, a alegria contagiou a todos.Para um inicio foi perfeita socialização.No outro dia fizemos uma sessão de filmes com desenhos animados de várias versões.Aconteceu na sala de tecnologia, que assistira observando e comparando diferenças e semelhanças em cada desenho.
Nesse mesmo dia a professora Valdete na disciplina de Ciências, trabalhou com os alunos, os fenomenos naturais. Na observaçõs dos desenhos assistido foram instigado o conhecimento do fenômeno“vento”que destacou na históriaFizeram uma ilustração com desenho para representar a situação.
Em outras aulas as professoras de L. Portuguesa trabalharam com jogos, dentre eles se destacou o Jogo de Pergunta e Resposta onde,foi usado uma trilha como caminho do lobo no final montagem do quebra cabeça com a casa dos Porquinho,foi usado a marcação com as máscaras dos porquinhos.Foram feito também outros jogos como:Jogos de Palavras, de Parlendas entre outros.Foram usado 2 (duas) aulas.Todos participaram alegremente e compreenderam melhor a escrita e leitura.A professora de Ciências deu continuidade com jogos de memória e continuaram a desenvolver o fenomenos naturais “vento na sua intensidade as atividades do sopro.
Para finalizar as professoras de Língua Portuguesa fizeram Leitura individual e coletiva do texto 3 Porquinhos e a interpretação oral.Cada aluno teve a oportunidade de contar uma historia com as caracteristicas do texto lido.
Fizemos a avaliação continua com acompanhamento nas atividades de forma que todos participaram ativamente.
3º Ano "A"

3º Ano "B"