terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROJETO: JOGOS E APRENDIZAGEM

PROJETO: JOGOS E APRENDIZAGEM

Escola Municipal Prefeito Sírio Borges
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História
Professora Neusa Cancian

Profissional de Apoio: Cinthia Staine Dornelles
Turmas: 3º ano B Período: Vespertino
Números de Alunos: 20 alunos
Tempo Estimado: agosto a outubro/2012
Definição do Tema: APRENDER BRINCANDO

Justificativa: Com brincadeiras e jogos, ajuda manter o equilíbrio do mundo da criança, proporcionando relações entre parceiros e grupos. Com isso estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos, pois é jogando e brincando que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual do ser humano.

Objetivo: Incentivar a cooperação, a comunicação, a socialização, a manipulação, a criação, a descontração, o raciocínio.
Conteúdo: jogos de: memória, raciocínio, concentração, compreensão da fala e escrita, agilidade, criatividade, atuação como sujeitos ativos, construção de conhecimento, habilidades, desenvolvimento corporal.

Metodologia/procedimento /cronograma
20/8/2012
Qual é a palavras: Foi trabalhado as fichas com palavras com letras x, z, s,lh,nh,SS,ch.As fichas na caixa e cada grupo tirava uma ficha por vez.

21/08/2012 Palavras e Frases: foi trabalhado fichas com palavras GALINHA, MENINA, BOLO,AGUA e GATO.Foi distribuídas as fichas virada para baixo. Cada aluno tirava uma ficha e lia em voz alta formando frase.

27/08/2012 Gincana de palavras: Trabalhado em grupo, com palavras substantivo próprio, comum, iniciais de nome.Cinco fichas para os grupos fazendo os grupos procurar em revistas e jornais os nomes.

17/09/2012 Palavras que dão origem a outras palavras: os aluno fizeram nos caderno e desenvolveram as palavras ditada em outras palavras com a mesma letras.

18/09/2012 Alfabeto Vivo: Distribui o alfabeto para cada aluno e escrevi na lousa uma palavras e os aluno diziam a frase”estou aqui” para dizer que a palavra tinha a letra.

27/09/2012 Caixa Surpresa: Foi trabalhado o texto “Porque os animais tem rabo”com perguntas sobre o texto.Com os aluno em circulo rodava entre eles a caixa com as perguntas sobre o texto.A caixa girava com o som de uma musica cantada pelos alunos quando dava o sinal com apito parava a musica e a caixa com o aluno e tirava a pergunta e respondia.

01/10 /2012 Brincando para escrever melhor:Dividir os alunos em pequeno grupo. O professor distribuirá o quebra cabeça aos grupos.Depois de montado , o grupo devera escrever o nome do quebra cabeça e palavras relacionado a figura, e monte frases com as palavras relacionadas. Vence quem terminar primeiro com a maior quantidade de palavras e frase feitas certa.

02/10/2012 Qual é a palavra: Com os alunos formado grupos.Joga-se o dado para quem tirar o número maior e começar a partida.Será percorrida numa trilha feita de papel, onde o aluno jogara o dado e andara na trilha a quantidade que deu .Ele pega uma ficha e dá a resposta conforme for pedido.Se acertar joga novamente o dado se errar permanece no dado.Ganhara o grupo que terminar primeiro.

08/10/2012 Coluna de palavra: Distribuir a cada aluno uma tabela contendo uma palavra chave. Os alunos deverão preencher, na respectiva coluna, palavra que começam com a letra indicada.Estabelecer o tempo para o preenchimento de cada coluna.No final as tabelas serão trocadas entre os colegas para que façam a correção e contagem de pontos.Cabe ao professor estabelecer o valor de cada palavra.Pode utilizar palavras das disciplinas Língua Portuguesa, Geografia e História.Ganha o jogo o aluno que obtiver maior número de jogo.

Recursos a serem utilizados: Internet, Câmera digital, papel sulfite, lápis, giz, lousa, DVD TV.

Avaliação:Foi em grupo e individual com avanço no processo cognitivo e intelectual e a interação entre professor e aluno.