Secretaria Municipal de
Educação
Seminário final do Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola:
Municipal Prefeito Sírio Borges
|
Professor
(es): Alba dos Santos Leite, Belisaria Aparecida do Carmo Sampaio
Leoni e Dilma de Oliveira Persi.
|
Turma
(s): 2° Ano “A” e “B”
|
Turno
(s): Matutino e Vespertino
|
Total
de alunos: 42
|
Coordenação
Pedagógica: Adriana Joris e Rejane Eurides
|
Direção:
Margarida Ferreira
Professoras da STE: Cristiene Alves dos Santos e Fernanda Maciel Batista Ribeiro |
Aproveitando
o projeto trabalhado na escola neste segundo semestre com o tema
“Gêneros Textuais no cotidiano” que tem como objetivo sanar os
diversos problemas encontrados na leitura e escrita dos alunos,
buscando desenvolver o gosto pela leitura, compreensão e escrita de
diversos tipos de texto que fazem parte do cotidiano do aluno e
principalmente resgatar seu valor como cidadão.
Para
trabalharmos o texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”,
será utilizado 10 horas/aula evidenciando que na natureza podemos
encontrar borboletas de várias cores e formatos. Desta forma será
trabalhado de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de
Língua Portuguesa, Matemática, História Geografia e Artes. Na
Língua Portuguesa além do texto informativo da apostila do Sefe
(p.32) foi trabalhada a poesia, “As borboletas” do poeta Vinícius
de Moraes, onde foram disponibilizadas cópias do poema para a
realização da leitura e interpretação, explorando a palavra
borboleta trabalhando com acróstico e texto fatiado.
Para
complementar o trabalho a professora de Ciências trabalhou com a
história: “O nascimento da borboletinha”, logo após foi pedido
aos alunos que desenhassem o nascimento da borboletinha, como recurso
para organização sistemática e socialização dos conhecimentos
adquiridos, após as realizações das atividades os alunos
assistiram um documentário sobre a metamorfose das borboletas e
fizeram um passeio no pátio da escola para encontrarem um casulo.
Esta atividade proporcionou um estudo da linha do tempo de
desenvolvimento da borboleta e a comprovação daquilo que se
estudou. Cada espécie de borboleta ou mariposa tem um ciclo próprio,
geralmente são semanas.
Na
disciplina de Arte foi trabalhada uma oficina de construção de
borboletas com recortes e colagens, de todas as cores para montar um
cartaz que foi exposto em sala de aula.
Após
os alunos terminarem as atividades, o professor retoma o cartaz
produzido e traz a explicação referente a cada momento explorando
cruzadinhas, caça palavras, construção de novas palavras a partir
de letras ou sílabas de palavras contextualizadas.
Na
disciplina de Matemática foram trabalhados os números pares e
ímpares, na contagem, quantos olhos têm a borboleta, quantas asas,
quantas são amarelinhas entre outros.
Para
finalizar um dos alunos fez a declamação e os demais dramatizaram.
No decorrer das aulas os alunos mostraram bastante entusiasmo com o
desenvolver das atividades propostas proporcionando uma aprendizagem
de forma relevante.
2°
Ano “A”
2° Ano “B”