segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante - 2º ANO


Secretaria Municipal de Educação

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola: Municipal Prefeito Sírio Borges
Professor (es): Alba dos Santos Leite, Belisaria Aparecida do Carmo Sampaio Leoni e Dilma de Oliveira Persi.
Turma (s): 2° Ano “A” e “B”
Turno (s): Matutino e Vespertino
Total de alunos: 42
Coordenação Pedagógica: Adriana Joris e Rejane Eurides
Direção: Margarida Ferreira
Professoras da STE: Cristiene Alves dos Santos e Fernanda Maciel Batista Ribeiro

Título: Asas de todas as cores.

Aproveitando o projeto trabalhado na escola neste segundo semestre com o tema “Gêneros Textuais no cotidiano” que tem como objetivo sanar os diversos problemas encontrados na leitura e escrita dos alunos, buscando desenvolver o gosto pela leitura, compreensão e escrita de diversos tipos de texto que fazem parte do cotidiano do aluno e principalmente resgatar seu valor como cidadão.
Para trabalharmos o texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”, será utilizado 10 horas/aula evidenciando que na natureza podemos encontrar borboletas de várias cores e formatos. Desta forma será trabalhado de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História Geografia e Artes. Na Língua Portuguesa além do texto informativo da apostila do Sefe (p.32) foi trabalhada a poesia, “As borboletas” do poeta Vinícius de Moraes, onde foram disponibilizadas cópias do poema para a realização da leitura e interpretação, explorando a palavra borboleta trabalhando com acróstico e texto fatiado.
Para complementar o trabalho a professora de Ciências trabalhou com a história: “O nascimento da borboletinha”, logo após foi pedido aos alunos que desenhassem o nascimento da borboletinha, como recurso para organização sistemática e socialização dos conhecimentos adquiridos, após as realizações das atividades os alunos assistiram um documentário sobre a metamorfose das borboletas e fizeram um passeio no pátio da escola para encontrarem um casulo. Esta atividade proporcionou um estudo da linha do tempo de desenvolvimento da borboleta e a comprovação daquilo que se estudou. Cada espécie de borboleta ou mariposa tem um ciclo próprio, geralmente são semanas.
Na disciplina de Arte foi trabalhada uma oficina de construção de borboletas com recortes e colagens, de todas as cores para montar um cartaz que foi exposto em sala de aula.
Após os alunos terminarem as atividades, o professor retoma o cartaz produzido e traz a explicação referente a cada momento explorando cruzadinhas, caça palavras, construção de novas palavras a partir de letras ou sílabas de palavras contextualizadas.
Na disciplina de Matemática foram trabalhados os números pares e ímpares, na contagem, quantos olhos têm a borboleta, quantas asas, quantas são amarelinhas entre outros.
Para finalizar um dos alunos fez a declamação e os demais dramatizaram. No decorrer das aulas os alunos mostraram bastante entusiasmo com o desenvolver das atividades propostas proporcionando uma aprendizagem de forma relevante.
                                                  2° Ano “A”
                                                   
                                                                    2° Ano “B”