sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PROJETO - SALA LIMPA


ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SIRIO BORGES







ALBA DOS SANTOS LEITE





SALA LIMPA



Projeto apresentado á Escola Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante na disciplina de Ciências.
Coordenadora: Rejane Eurides Sichinel Silva.













RIO BRILHANTE MS
JUNHO DE 2013



Introdução
Reconhecendo a importância da higiene para a vida de todos os seres vivos, foi escolhido este tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, sobre a preservação e conservação do ambiente escolar, visto que passamos grande parte de nossas vidas inseridos nesse contexto.
Ao observar todo cotidiano escolar vemos as seguintes questões: o lixo encontrado na sala de aula, no pátio da escola, alunos jogando bolinha de papel um no outro. Essa mesma bolinha é jogada pra lá e pra cá até ser esquecida no chão, com isso podemos levantar questionamentos sobre o lixo produzido. É papel de bala, aparas de lápis, paredes e carteiras riscadas, entre outros. Sendo assim, é nítida a necessidade de resgatar valores como o respeito ao espaço do outro e inserir novas práticas através das mudanças de atitudes.
De acordo com Saviani, o professor tem papel mediador no processo ensino-aprendizagem, o que contribui de forma significativa para a formação de cidadãos conscientes, plenos e integrais, pois busca por meio de recursos diferenciados a aprendizagem do educando, sendo este preparado para modificá-la.
Através de atividades que incentivem a mudança de atitude, que proporcionará ao aluno a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Poderá estabelecer na prática educativa, não só uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, como também questões da vida real e da sua transformação (MEC/SEF, 1997 e 1998).
Essencialmente, é o que nos coloca Fontana e Cruz (1997, p. 110) ao afirmarem que “deixa-se de esperar das crianças a postura de ouvinte valorizando-se sua ação e sua expressão.
Assim, o que o professor faz é direcionar caminhos que estimulem as crianças a desenvolver as atividades por si mesmas, através de intervenções que promovam as mudanças de comportamentos.
Através da ação pedagógica é possível formar sujeitos pensantes e ativos que buscam a melhoria do contexto social ao qual está inserido.
Entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um trabalho árduo e diário que envolve o resgate de educação e de consciências, na organização dos métodos de ação, visando ações permanentes.
Objetivo geral
O projeto visa despertar nos alunos a importância de manter uma escola limpa, fazendo com que todos reflitam e sejam disseminadores da idéia para melhorar nossas condições de vida.
Objetivos específicos
Aprender a preservar o ambiente escolar, desenvolver o trabalho em equipe e cooperativo;
Desenvolver atitudes por um ambiente limpo e sadio.
Incentivar os alunos a manter e conservar a sala e a escola limpa
Valorizar o trabalho em grupo,
Organizar e registrar informações obtidas por meio de painéis que ficarão expostos na sala de aula e no pátio da escola.
Justificativa
A limpeza é muito importante para as nossas vidas, pois a escola é o lugar em que convivemos quase todos os dias, daí a necessidade de resgatar hábitos e valores de preservação do meio ambiente social em que vivemos. O aluno precisa compreender que a higiene é imprescindível para o bem estar de todos, e que é preciso que haja colaboração e cooperação de todos que convivem no ambiente escolar. Manter a sala limpa, o material organizado, é aprender a viver de maneira organizada e agradável sendo de suma importância à reconstrução do conhecimento através de mudanças de atitudes.

Metodologia



Nomear um aluno de cada turma para ser monitor, com a função de ajudar os colegas a manter a sala limpa e organizada. Será colocado em cada sala um painel para as anotações diárias da limpeza da mesma, também será feito registro em maquina digital, o professor responsável fará um registro mensal do desempenho de cada turma, classificado como ótimo, bom e regular. A sala que obtiver um melhor desempenho ganhará um prêmio simbólico, como cinema na escola se deliciando com pipoca e refrigerante.

AVALIAÇÃO

Após o período de observação e pontuação, será feito um painel com o resultado final de acordo com o grau de limpeza e organização de cada turma, evidenciando a campeã.





REFERÊNCIAS


FONTANA, R. e CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. 1. ed. São Paulo: Atual, 1997.


SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003