ESCOLA
MUNICIPAL PREFEITO SIRIO BORGES
ALBA DOS SANTOS LEITE
SALA LIMPA
Projeto apresentado á Escola
Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante na
disciplina de Ciências.
Coordenadora: Rejane Eurides
Sichinel Silva.
RIO
BRILHANTE MS
JUNHO
DE 2013
Introdução
Reconhecendo a importância da higiene para a vida
de todos os seres vivos, foi escolhido este tema visando sensibilizar
e conscientizar o aluno, sobre a preservação e conservação do
ambiente escolar, visto que passamos grande parte de nossas vidas
inseridos nesse contexto.
Ao observar todo cotidiano escolar vemos as
seguintes questões: o lixo encontrado na sala de aula, no pátio da
escola, alunos jogando bolinha de papel um no outro. Essa mesma
bolinha é jogada pra lá e pra cá até ser esquecida no chão, com
isso podemos levantar questionamentos sobre o lixo produzido. É
papel de bala, aparas de lápis, paredes e carteiras riscadas, entre
outros. Sendo assim, é nítida a necessidade de resgatar valores
como o respeito ao espaço do outro e inserir novas práticas através
das mudanças de atitudes.
De acordo com Saviani, o professor tem papel
mediador no processo ensino-aprendizagem, o que contribui de forma
significativa para a formação de cidadãos conscientes, plenos e
integrais, pois busca por meio de recursos diferenciados a
aprendizagem do educando, sendo este preparado para modificá-la.
Através de atividades que incentivem a mudança
de atitude, que proporcionará ao aluno a oportunidade de aprimorar
seus conhecimentos. Poderá
estabelecer na prática educativa, não só uma relação entre
aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, como também
questões da vida real e da sua transformação (MEC/SEF, 1997 e
1998).
Essencialmente, é o que nos coloca Fontana e
Cruz (1997, p. 110) ao afirmarem que “deixa-se de esperar das
crianças a postura de ouvinte valorizando-se sua ação e sua
expressão.
Assim, o que o professor faz é direcionar caminhos que
estimulem as crianças a desenvolver as atividades por si mesmas,
através de intervenções que promovam as mudanças de
comportamentos.
Através da ação pedagógica é possível
formar sujeitos pensantes e ativos que buscam a melhoria do contexto
social ao qual está inserido.
Entre a teoria e a atividade prática transformadora se
insere um trabalho árduo e diário que envolve o resgate de educação
e de consciências, na organização dos métodos de ação, visando
ações permanentes.
Objetivo geral
O projeto visa despertar nos alunos a importância
de manter uma escola limpa, fazendo com que todos reflitam e sejam
disseminadores da idéia para melhorar nossas condições de vida.
Objetivos específicos
Aprender a preservar o ambiente escolar, desenvolver o
trabalho em equipe e cooperativo;
Desenvolver atitudes por um ambiente limpo e sadio.
Incentivar os alunos a manter e conservar a sala e a
escola limpa
Valorizar o trabalho em grupo,
Organizar e registrar informações obtidas por meio de
painéis que ficarão expostos na sala de aula e no pátio da escola.
Justificativa
A limpeza é muito importante para as nossas
vidas, pois a escola é o lugar em que convivemos quase todos os
dias, daí a necessidade de resgatar hábitos e valores de
preservação do meio ambiente social em que vivemos. O aluno precisa
compreender que a higiene é imprescindível para o bem estar de
todos, e que é preciso que haja colaboração e cooperação de
todos que convivem no ambiente escolar. Manter a sala limpa, o
material organizado, é aprender a viver de maneira organizada e
agradável sendo de suma importância à reconstrução do
conhecimento através de mudanças de atitudes.
Metodologia
Nomear
um aluno de cada turma para ser monitor, com a função de ajudar os
colegas a manter a sala limpa e organizada. Será colocado em cada
sala um painel para as anotações diárias da limpeza da mesma,
também será feito registro em maquina digital, o professor
responsável fará um registro mensal do desempenho de cada turma,
classificado como ótimo, bom e regular. A sala que obtiver um melhor
desempenho ganhará um prêmio simbólico, como cinema na escola se
deliciando com pipoca e refrigerante.
AVALIAÇÃO
Após o período de observação e pontuação, será feito um painel com o resultado final de acordo com o grau de limpeza e organização de cada turma, evidenciando a campeã.
AVALIAÇÃO
Após o período de observação e pontuação, será feito um painel com o resultado final de acordo com o grau de limpeza e organização de cada turma, evidenciando a campeã.
REFERÊNCIAS
FONTANA, R. e CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. 1. ed. São Paulo: Atual, 1997.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003