ESCOLA
MUNICIPAL PREFEITO SIRIO BORGES
Alba dos Santos Leite,
Belisaria Aparecida do Carmo Sampaio Leoni e Dilma de Oliveira Persi.
ASAS DE TODAS AS CORES
Projeto apresentado á Escola
Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante na
disciplina de ciências,português,matemática,geografia e história.
RIO
BRILHANTE MS
DEZEMBRO
DE 2013
INTRODUÇÃO
Esse projeto
surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as
borboletas e como uma lagarta tão feia se transforma em um bicho tão
bonito de cores tão belas, aproveitando o interesse dos alunos
com o assunto levantamos questionamentos sobre tudo que as crianças
conhecem e o assunto e percebemos que algo que mais chamou a
atenção da turma foi "borboletas". Então montamos uma
seqüência de atividades para as crianças aprenderem mais
sobre as borboletas e suas cores. Para enfeitarmos o mural da sala,
recortamos borboletas de várias cores, com pratos descartáveis com
macarrão simbolizando a lagarta, com as fases do processo de
metamorfose.
Trabalhamos
também com a poesia "As Borboletas" de Vinícius de Moraes
e com o
texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”, depois
como falamos em borboletas, muitas curiosidades foram surgindo para
esclarecer melhor contamos histórias e vídeos que falavam deste
assunto. Conversamos com alunos sobre o que eles conhecem sobre
a borboleta, se ela voa, quais são suas cores, por onde ela anda
etc.
Para
dar ênfase foi realizada uma roda de histórias com o livro
A reprodução da borboleta do acervo do pacto nacional pela
alfabetização na idade certa assim, as crianças tiveram um
conhecimento inicial de como ocorre o processo de metamorfose. Com
o desenvolvimento do projeto muitas duvidas foram esclarecidas.,
onde podemos observar um casulo, e todo o processo de metamorfose da
borboleta .Montamos um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde
as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e
borboleta) onde as crianças se aprenderam sobre o processo se
divertindo.
Eles também conheceram de perto um casulo original, como ele abriga
a lagarta para a transformação e observaram todo o processo da
metamorfose
OBJETIVO
GERAL:
Criar condições
para que os alunos venham conhecer como acontece o ciclo de vida das
borboletas e sua importância para o meio ambiente.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
- Conhecer o processo da metamorfose;
- Coletar dados referente a reprodução das borboletas;
- Trabalhar dados matemáticos em atividades variadas;
- Desenvolver habilidades de ler e interpretar diferentes tipos de textos;
- Realizar trabalhos em grupos;
- Observar todo processo da metamorfose.
JUSTIFICATIVA
O trabalho com
projetos possibilita a interação da temática principal com as
diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem
ocorra de forma contextualizada e significativa. A criança, em suas
relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo.
Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos
e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver
o mundo.
METODOLOGIA
Para
trabalharmos o texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”,
foi evidenciado que na natureza podemos encontrar borboletas de
várias cores e formatos. Desta forma foi trabalhado de forma
interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa,
Matemática, História Geografia e Artes. Na Língua Portuguesa além
do texto informativo da apostila do Sefe (p.32) foi trabalhada a
poesia, “As borboletas” do poeta Vinícius de Moraes, onde foram
disponibilizadas cópias do poema para a realização da leitura e
interpretação, explorando a palavra borboleta trabalhando com
acróstico e texto fatiado.
Para
complementar o trabalho a professora de Ciências trabalhou com a
história: “O nascimento da borboletinha”, logo após foi pedido
aos alunos que desenhassem o nascimento da borboletinha, como recurso
para organização sistemática e socialização dos conhecimentos
adquiridos, após as realizações das atividades os alunos
assistiram um documentário sobre a metamorfose das borboletas e
fizeram um passeio no pátio da escola para encontrarem um casulo.
Esta atividade proporcionou um estudo da linha do tempo de
desenvolvimento da borboleta e a comprovação daquilo que se
estudou. Cada espécie de borboleta ou mariposa tem um ciclo próprio,
geralmente são semanas.
Na disciplina de
Arte foi trabalhada uma oficina de construção de borboletas com
recortes e colagens, de todas as cores para montar um cartaz que foi
exposto em sala de aula.
Após os alunos
terminarem as atividades, o professor retomou o cartaz produzido e
trouxe a explicação referente a cada momento explorando
cruzadinhas, caça palavras, construção de novas palavras a partir
de letras ou sílabas de palavras contextualizadas.
Na disciplina de
Matemática foram trabalhados os números pares e ímpares, na
contagem, quantos olhos têm a borboleta, quantas asas, quantas são
amarelinhas entre outros.
Para finalizar um
dos alunos fez a declamação e os demais dramatizaram. No decorrer
das aulas os alunos mostraram bastante entusiasmo com o desenvolver
das atividades propostas proporcionando uma aprendizagem de forma
relevante.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que
a experiência vivenciada pelos alunos trouxe um aprendizado
significativo e prazeroso para alunos e professores.
2º A