sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PROJETO - ASAS DE TODAS AS CORES


ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO SIRIO BORGES



Alba dos Santos Leite, Belisaria Aparecida do Carmo Sampaio Leoni e Dilma de Oliveira Persi.


ASAS DE TODAS AS CORES


Projeto apresentado á Escola Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante na disciplina de ciências,português,matemática,geografia e história.







RIO BRILHANTE MS
DEZEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO
Esse projeto surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas e como uma lagarta tão feia se transforma em um bicho tão bonito de cores tão belas, aproveitando o interesse dos alunos com o assunto levantamos questionamentos sobre tudo que as crianças conhecem e o assunto e percebemos que algo que mais chamou a atenção da turma foi "borboletas". Então montamos uma seqüência de atividades para as crianças aprenderem mais sobre as borboletas e suas cores. Para enfeitarmos o mural da sala, recortamos borboletas de várias cores, com pratos descartáveis com macarrão simbolizando a lagarta, com as fases do processo de metamorfose.
Trabalhamos também com a poesia "As Borboletas" de Vinícius de Moraes e com o texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”, depois como falamos em borboletas, muitas curiosidades foram surgindo para esclarecer melhor contamos histórias e vídeos que falavam deste assunto. Conversamos com alunos sobre o que eles conhecem sobre a borboleta, se ela voa, quais são suas cores, por onde ela anda etc.
Para dar ênfase foi realizada uma roda de histórias com o livro  A reprodução da borboleta do acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa assim, as crianças tiveram um conhecimento inicial de como ocorre o processo de metamorfose. Com o desenvolvimento do projeto muitas duvidas foram esclarecidas., onde podemos observar um casulo, e todo o processo de metamorfose da borboleta .Montamos um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta) onde as crianças se aprenderam sobre o processo se divertindo. Eles também conheceram de perto um casulo original, como ele abriga a lagarta para a transformação e observaram todo o processo da metamorfose
OBJETIVO GERAL:
Criar condições para que os alunos venham conhecer como acontece o ciclo de vida das borboletas e sua importância para o meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  • Conhecer o processo da metamorfose;
  • Coletar dados referente a reprodução das borboletas;
  • Trabalhar dados matemáticos em atividades variadas;
  • Desenvolver habilidades de ler e interpretar diferentes tipos de textos;
  • Realizar trabalhos em grupos;
  • Observar todo processo da metamorfose.
JUSTIFICATIVA
O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada e significativa. A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
METODOLOGIA
Para trabalharmos o texto da apostila do Sefe “Asas de todas as cores”, foi evidenciado que na natureza podemos encontrar borboletas de várias cores e formatos. Desta forma foi trabalhado de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História Geografia e Artes. Na Língua Portuguesa além do texto informativo da apostila do Sefe (p.32) foi trabalhada a poesia, “As borboletas” do poeta Vinícius de Moraes, onde foram disponibilizadas cópias do poema para a realização da leitura e interpretação, explorando a palavra borboleta trabalhando com acróstico e texto fatiado.
Para complementar o trabalho a professora de Ciências trabalhou com a história: “O nascimento da borboletinha”, logo após foi pedido aos alunos que desenhassem o nascimento da borboletinha, como recurso para organização sistemática e socialização dos conhecimentos adquiridos, após as realizações das atividades os alunos assistiram um documentário sobre a metamorfose das borboletas e fizeram um passeio no pátio da escola para encontrarem um casulo. Esta atividade proporcionou um estudo da linha do tempo de desenvolvimento da borboleta e a comprovação daquilo que se estudou. Cada espécie de borboleta ou mariposa tem um ciclo próprio, geralmente são semanas.
Na disciplina de Arte foi trabalhada uma oficina de construção de borboletas com recortes e colagens, de todas as cores para montar um cartaz que foi exposto em sala de aula.
Após os alunos terminarem as atividades, o professor retomou o cartaz produzido e trouxe a explicação referente a cada momento explorando cruzadinhas, caça palavras, construção de novas palavras a partir de letras ou sílabas de palavras contextualizadas.
Na disciplina de Matemática foram trabalhados os números pares e ímpares, na contagem, quantos olhos têm a borboleta, quantas asas, quantas são amarelinhas entre outros.
Para finalizar um dos alunos fez a declamação e os demais dramatizaram. No decorrer das aulas os alunos mostraram bastante entusiasmo com o desenvolver das atividades propostas proporcionando uma aprendizagem de forma relevante.

CONCLUSÃO
Podemos concluir que a experiência vivenciada pelos alunos trouxe um aprendizado significativo e prazeroso para alunos e professores.
                                                                             2º A