sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante

Secretaria Municipal de Educação

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola: Municipal Prefeito Sírio Borges
Professor (es): Joleandra Ferreira Silva e Simone Dornelles Staine
Turma (s): 1° Ano “A” e “B”
Turno (s): Matutino e Vespertino
Total de alunos: 34
Coordenação Pedagógica: Adriana Joris
Direção: Margarida Ferreira 
 
Professor (es) STE: Cristiene Alves dos Santos e Fernanda Maciel Batista Ribeiro

POEMA: A VACA MIMOSA


Para trabalhar com o poema A Vaca Mimosa com as crianças ressaltou a importância de desenvolver o gosto pela leitura e escrita levando os educandos a conhecer a utilidade do animal, identificar seu habitat, qual alimento produz, sua utilidade e seus derivados. Para a transmissão do conhecimento e explanação do assunto levou-se 6 horas/aula no decorrer de uma semana no mês de outubro de forma expositiva com a confecção de cartaz para leitura, conversa informal sobre o animal, interpretação do texto, auto ditado, cruzadinha, separação de sílabas, frases, alfabeto móvel, aula passeio e filme.
No primeiro momento iniciamos a apresentação do texto “A Vaca Mimosa” junto com os alunos fizemos a leitura coletiva e individual onde os alunos já tinham conhecimento prévio do animal, destacamos no texto algumas palavras para ser comentada sobre elas e seu significado.
Trabalhamos no livro do Pacto Porta Aberta Letramento e Alfabetização as atividades das páginas 134 à 136 e 138 e 139.
Em seguida trabalhamos na folha cruzadinha e o texto fatiado em anexo.
Mandamos o texto como tarefa para eles fazerem a leitura junto com a família e individual e destacar as palavras conhecidas do texto.
Na sala de aula questionamos sobre a leitura feita em casa como foi, qual as palavras conhecidas no texto. Depois foi realizado o ditado e logo em seguida fizeram o desenho da vaca mimosa.
No dia seguinte levamos os alunos na chácara próxima à escola para eles conhecerem o habitat da vaca, a dona da chácara levou os alunos para o mangueiro e explicou como era feito o manuseio da retirada do leite e do que ela se alimenta, feita a explanação os alunos conheceram melhor o animal.
Os alunos ficaram encantados com o passeio, alguns alunos já tinham contato com estes animais outros não.
Os alunos assistiram no data show o filme “ Nem que a Vaca Tussa”, onde os alunos comentaram que os animais da Fazendo Pedaço do Céu estão em pânico por conta de uma ação de despejo que ameaçava deixa-los sem outra opção a não ser ir para o matadouro para escapar do trágico destino. Os bichos decidem que precisam encontrar um meio de obter o dinheiro necessário para pagar a hipoteca da fazenda. Então, eles descobrem que esta sendo oferecida uma recompensa para quem capturar o bandido Alomeda Slim e iniciam a busca ao criminoso Nem que a Vaca Tussa.
No desenvolver das atividades os alunos mostraram interesse, participação, obtiveram uma aprendizagem significativa, desta forma os objetivos foram alcançados pelas turmas.
 

1° Ano “A” 


1° Ano “B”